Fortes chuvas causam alagamentos em Bom Jesus do Itabapoana e Italva, RJ




Registro também de alagamento na BR-356 no trecho entre Itaperuna e Italva, no Noroeste do estado do Rio, nesta sexta (15). Temporal alagou ruas em Italva.
Redes sociais/Divulgação
A forte chuva desta sexta-feira (15) deixou várias ruas alagadas em Bom Jesus do Itabapoana e Italva, no Noroeste do estado do Rio. Um trecho da BR-356 entre Itaperuna e Italva também ficou inundado pela água do temporal, mas a via não chegou a ser interditada.
Segundo a Defesa Civil de Italva todos os bairros foram afetados pela grande quantidade de água. Choveu durante quase duas horas o que era esperado para seis meses.
O prefeito Leonardo Orato Rangel, o Léo Pelanca, convocou a equipe de emergência de governo. “Pessoal, sei que hoje é feriado, mas peço a compreensão de todos neste momento. Vamos entrar em ação imediatamente, por favor. A cidade não pode esperar! Tem muita água em todos os lugares. Precisamos dar atenção aos nossos municípes. Não tem feriado pra ajudar as pessoas, por favor. Conto com todos,” pediu o prefeito a equipe.
Casa em Italva teve que ser parcialmete interditada.
Ascom Prefeitura de Italva/Divulgação
Equipes da Defesa Civil Municipal, secretaria de Obras e Assistência Social estão nas ruas desde as 17h do feriado. A Guarda Civil Municipal, GCM, interditou algumas vias, mas já liberou todas com o avanço da limpeza das ruas. Uma casa foi parcialmente interditada porque um barranco atingiu a varanda do imóvel. Um muro caiu devido a pressão da água no bairro morro grande, segundo a prefeitura. 
Segundo a Regional Noroeste da Defesa Civil do estado, a REDEC, choveu 55,8 mm em 24h no município.
BOM JESUS DO ITABAPOANA 
Choveu em Bom Jesus do Itabapoana o esperado para 6 meses, segundo a Defesa Civil Municipal.
Redes sociais
Bom Jesus do Itabapoana, também registrou muita chuva na tarde de sexta-feira (15). O coordenador da pasta, Sargento BPM Junior, informou ao g1 que choveu em torno de 40 mm por 1h. 
“Foram alagamentos atingindo mais o Centro, bairros Santa Terezinha e Lia Márcia. Só ruas e avenidas foram alagadas. Nenhuma casa foi atingida. A água escoou rápido”. Foi segundo a Defesa Civil, uma pancada de chuva rápida e sem registros de desabrigados ou desalojados.
Muita lama em algumas ruas depois do temporal de cerca de 1h.
Redes sociais
Ainda de acordo com o sargento Junior havia previsão de chuva, mas não a quantidade nem local o que impede uma melhor atuação. 
O prefeito Paulo Sérgio Cyrillo já assinou um plano de contingenciamento de chuva paro verão 2025 com atividades preparatórias de  treinamento de resgate, simulados e capacitação da equipe técnica.



G1 Norte Fluminense