Área tratada com bioinsumos deve chegar a 155,4 milhões de hectares na safra 2024/25


A área potencial tratada com bioinsumos no Brasil – considerando o número de aplicações na mesma área – deve alcançar a 155,4 milhões de hectares na safra 2024/25, representando um aumento de 13% em relação à safra 2023/2024 e 22% em relação à safra 2022/2023, nas principais culturas agrícolas do país.

Os dados foram apresentados pela CropLife Brasil (CLB) – associação de empresas, especialistas e instituições voltada à produção agrícola – durante o Fórum Bioinsumos Brasil: Inovação para um Futuro Sustentável, realizado nesta quarta-feira (6), em Brasília (DF).

Área tratada com bioinsumos crescerá no Brasil

Projeto de lei que regulamenta os bioinsumos no Brasil tramita no Congresso Nacional. Projeto de lei que regulamenta os bioinsumos no Brasil tramita no Congresso Nacional.
Projeto de lei que regulamenta os bioinsumos no Brasil tramita no Congresso Nacional. Foto: SoluBio/Divulgação

As vendas de bioinsumos tiveram crescimento médio de 6% no acumulado dos últimos três anos. Já o volume registrou aumento médio de 13% no mesmo período. Ambos os percentuais consideram o fechamento do último trimestre.

A expectativa é de que o quarto trimestre do ano represente maior peso em vendas e volume para a indústria, de acordo com a diretora de Bioinsumos da CropLife Brasil, Amália Borsari.

“A demanda pela adoção de bioinsumos segue com tendência de alta e a inovação contínua será ainda mais essencial para manter essa trajetória a longo prazo,” projetou Borsari.

O manejo sinérgico de biológicos e químicos segue como oportunidade para intensificação de manejo para as principais culturas.

“O manejo integrado visa potencializar a eficiência no controle de insetos ou doenças da soja, por exemplo, em várias fases do cultivo,” explica.

Um estudo inédito do Observatório de Bioeconomia da FGV (FGV OCBio) analisou o cenário dos bioinsumos no Brasil, o crescimento foi de 50% da área cultivada entre as safras 2021/22 e 2023/24. Entretanto, o setor enfrenta desafios significativos como capacitação técnica e a necessidade de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Fórum Bioinsumos Brasil

Dado foi apresentado pela associação CropLife Brasil no Fórum Bioinsumos Brasil. Dado foi apresentado pela associação CropLife Brasil no Fórum Bioinsumos Brasil.
Dado foi apresentado pela associação CropLife Brasil no Fórum Bioinsumos Brasil. Foto: Divulgação/CropLife Brasil

O evento buscou apresentar dados e informações sobre o setor de produtos biológicos, além de debater sobre os desafios e oportunidades dessa tecnologia para a agricultura brasileira, que compõem esforços para a promoção de práticas agrícolas de baixo impacto.

“Nosso objetivo é informar e promover o diálogo entre formadores de opinião e líderes políticos sobre sustentabilidade. Queremos trazer mais transparência e entendimento sobre os bioinsumos e as vantagens para o setor agrícola do Brasil,” declarou o diretor-presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão.

Regulamentação dos bioinsumos

O deputado federal Zé Vitor (PL-MG), autor do Projeto de Lei nº. 658/2021 que regulamenta os bioinsumos no Brasil, destacou o compromisso do Congresso Nacional com o avanço do agronegócio e a oportunidade que o encontro agrega para união de esforços em torno de uma estratégia verde, com os bioinsumos como protagonistas.

“Nos próximos dias, graças a uma grande articulação, estamos concluindo o texto. Esperamos o apoio do governo para sancioná-lo, consolidando o Brasil como referência mundial em práticas agrícolas sustentáveis,” informou Vitor.



Portal Agro2