Embrapa lança curso-online de boas práticas no beneficiamento da castanha-de-caju


A Embrapa abriu as inscrições para profissionais e técnicos interessados no curso-online de Boas Práticas de Fabricação (BPF) no Beneficiamento da Castanha de Caju.

Na capacitação, os inscritos irão conhecer todas as etapas de produção e processamento de castanha-de-caju, desde a colheita até o armazenamento da matéria-prima.

Curso-online de boas práticas

Castanha de caju Castanha de caju
Capacitação ainda visa destacar sobre a importância da cadeia produtiva. Foto: Envato

Aos interessados, as inscrições são gratuitas e podem realizadas pela plataforma e-Campo, a vtirine de capacitações online da Embrapa.

Ao todo, o curso terá carga horária de 20 horas e o treinamento será dividido em quatro módulos.

Conforme o pesquisador responsável técnico pela capacitação, Antônio Calixto, o curso foi idealizado para extensionistas, técnicos e agentes multiplicadores, mas também poderá ser realizado por estudantes de escolas técnicas, engenheiros agrônomos e profissionais da indústria.

“O conteúdo vai além das boas práticas e aborda toda a cadeia produtiva da castanha, desde a recepção da matéria-prima até a embalagem e comercialização, incluindo dicas de negócios e exportação”, destaca.

Além disso, a capacitação ainda visa destacar sobre a importância da cadeia produtiva.

“O objetivo é assegurar a melhoria do processo e a qualidade do produto. Os participantes terão acesso a videoaulas teóricas e práticas”. Segundo a pesquisadora, a expectativa é que a qualificação contribua para a geração de novos produtos e oportunidades de negócios, como óleos, pastas, barrinhas de cereais, entre outros produtos, explica Ana Cristina de Carvalho”, coordenadora da ação. 

CapacitaçãoCapacitação
Foto: Envato

Portanto, o treinamento foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e que mostra experiências reais de produção. E para chegar nesse objetivo, a Embrapa contou com a colaboração da Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos, em Chorozinho–CE.

O projeto ainda é apoiado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e é a terceira focada em cajucultura lançada pela Embrapa Agroindústria Tropical, no qual já ofertou cursos sobre produção de mudas enxertadas e diagnóstico e manejo do oídio do cajueiro.



Portal Agro2