O algodão é uma fibra macia que cresce em um capulho ao redor da semente e é considerado uma planta relativamente fácil de plantar, no qual seu cultivo pode ser feito até mesmo em vasos.
O algodão também cresce em áreas sem geadas e requer temperaturas quentes durante o ano inteiro.
Como plantar algodão
O primeiro passo para cultivar algodão dentro de casa é plantar a semente em um vaso. O ideal é por duas ou três sementes em um mesmo vaso de 9 cm de diâmetro que apresente orifícios de drenagem.
A temperatura para o plantio deve ser entre 15º e 20º C. Conforme a semente cresce e germina, as mais fracas devem ser removidas do vaso para que a mais forte possa crescer mais rapidamente.
Além disso, o algodão requer solo denso, embora não precise de solo rico em nutrientes. Também é importante que haja muita luz direta. Sendo assim, cultive em local com sol pleno.
Os pés de algodão cultivados em casa precisam de rega constante, mas não podem ser regadas demais. Neste caso, basta manter o solo levemente úmido, nunca encharcado.
É importante fazer o controle de pragas, para que a planta se desenvolva corretamente e para que a qualidade e produtividade do algodoeiro não sejam comprometidas.
A colheita do algodão ocorre de 140 a 180 dias após a germinação, a depender das condições de cultivo. Após a formação dos botões florais, estes irão se abrir em flores que depois de fecundadas, adquirem uma coloração avermelhada e evoluem para a formação do fruto, que irá se desenvolver até a formação do capulho, que se abre expondo a pluma.