Forma mais acessível de chegar à universidade motiva quem parou de estudar há vários anos. Candidados com mais de 30 anos encaram o Enem como a oportunidade de se qualificarem e mudarem de profissão
Ana Júlia Storti/g1
Nem todos os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3) são estudantes que estão se formando no Ensino Médio e já partem em busca de uma vaga na universidade.
Em São Carlos (SP), muitos candidatos já passaram dos 30, 40, 50 e até 60 anos. São pessoas que enxergam no Enem uma possibilidade de fazer uma qualificação para conseguir novas oportunidades de trabalho.
📲 Receba notícias seguindo o canal do g1 São Carlos no WhatsApp
Aos 60 anos, o químico José Fernando Nascimento vai prestar o Enem para tentar uma vaga em medicina
Ana Júlia Storti/g1
Aos 60 anos, o químico José Fernando Nascimento fez a prova para tentar uma vaga em medicina: “nunca é tarde pra começar alguma coisa”, disse.
Enem 2024: Amábile Portela Dias, de 32 anos, presta a prova de olho em uma vaga em Terapia Ocupacional
Ana Júlia Storti/g1
Já a técnica em saúde bucal Amábile Portela Dias, de 32 anos, viu a oportunidade de cursar terapia ocupacional na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) quando se mudou do Maranhão para a cidade e vem prestando a prova há alguns anos para atingir o seu objetivo.
VEJA TAMBÉM:
Veja como foi o 1º dia do Enem 2024 na região de São Carlos
Mecânico chega atrasado ao Enem e ganha um ano de cursinho
Água, frases motivacionais e boxe: projetos formados por jovens ajudam a aliviar a ansiedade dos candidatos do Enem
Enem 2024: Luiz Antônio Alves quer ir para a facudaldade dez anos depois de ter parado estudar para fazer Tecnologia da Informação
Ana Luisa Storti/g1
Após 10 anos sem estudar, o autônomo Luiz Antônio Alves, de 41 anos, que trabalha como carpinteiro prestou o Enem para tentar uma vaga em Tecnologia da Informação. Ele achou a prova intuitiva.
Enem 2024: o casal Adelcio Pedro do Nascimento, de 41 anos, e Kerita da Silva Camargo do Nascimento, de 37 anos mostram que não tem idade para prestar o Enem
Ana Júlia Storti/g1
A balconista Kerita da Silva Camargo do Nascimento, de 37 anos, e o seu marido Adélcio Pedro do Nascimento, de 41 anos, são outros exemplos de que não há idade para prestar o Enem.
Ela quer retomar os estudos após abandonar a faculdade que fazia no Rio Grande do Sul e fazer o curso de engenharia ambiental. Ele faz agronomia à distância (EAD), e prestou a prova para testar os seus conhecimentos.
Enem 2024: aos 32 anos, Valdenice de Souza Santos presta o Enem pela primeira vez para buscar crescimento pessoal e profissional
Ana Júlia Storti/g1
Aos 32 anos, Valdenice de Souza Santos presta o Enem pela primeira vez para buscar crescimento pessoal e profissional. Ela acredita que com a graduação pode conseguir um um emprego melhor.
Enem 2024: Odair Francisco Júnior ganhou um ano de cursinho após chegar atrasado à prova em São Carlos
Ana Júlia Storti/g1
Já o mecânico Odair Francisco Júnior, de 46 anos, até que tentou, mas vai ter que esperar até o ano que vem para tentar uma vaga para engenharia mecânica. Ele chegou atrasado ao local de prova e não pode entrar.
Mas o azar não foi tanto. Um representante de um curso pré-vestibular de São Carlos, comovido com sua situação ofereceu um ano de bolsa para ele se preparar para o Enem 2025. Veja no vídeo abaixo.
Mecânico que chega atrasado no Enem ganha um ano de cursinho em São Carlos
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
G1 Educação
Enem 2024: candidatos com mais de 30 anos fazem a prova em busca de novas oportunidades de trabalho
Sargento da PM é morto a tiros em Cabo Frio
novembro 7, 2024
Internacional tem cautela para recolocar Fernando em campo
novembro 7, 2024
Erupção de vulcão no leste da Indonésia deixa 10 mortos
novembro 7, 2024