Festa do Pequi celebra temporada do fruto nesta quarta (23), na Ceasa Goiás


A 4ª edição da Festa do Pequi acontecerá na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), em Goiânia. A data foi escolhida para comemorar o Dia Estadual do Pequi, instituído por Lei no estado.

O evento que é gratuito e aberto ao público, acontece em meio a temporada do fruto mais querido pelos goianos, que começa em setembro e vai até março do ano que vem. A Ceasa Goiás é o entreposto que mais recebe e comercializa pequi no Brasil, vendendo praticamente toda a extração do país.

Programação Festa do Pequi

Quarta edição do evento conta com apresentações culturais como a Folia de Reis. Quarta edição do evento conta com apresentações culturais como a Folia de Reis.
Quarta edição do evento conta com apresentações culturais como a Folia de Reis. Foto: Vasconcelos Neto/Ceasa Goiás

A festa que deve reunir mais de 2 mil pessoas, celebra o fruto tradicional do estado com apresentações culturais e comida típica, com destaque para a culinária, com a maior panela de arroz com pequi do mundo. Serão utilizados 300 quilos de carne, 300 quilos de arroz e 50 sacas de pequi. Os cozinheiros iniciam o preparo às 5h da manhã, que poderá ser acompanhado pelo público.

A programação artística conta com artistas amadores da Ceasa, além de manifestações tradicionais, como a folia de Reis Foliões Petrolina e Santa Rosa, Imigrantes para Belém, e a Banda do Corpo de Bombeiros de Goiás.

Haverá um espaço onde o gerente da Divisão Técnica da Ceasa-GO, Josué Lopes, vai tirar dúvidas sobre o papel do fruto, dados, particularidades e a história do pequi. Também técnicos da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) para falar das pesquisas referentes ao pequi em Goiás.

Também será novamente realizada a feira para comercialização do fruto, produtos artesanais e derivados do pequi.

Pequi em números

Destaque para maior panela de arroz com pequi do mundo, que servirá 2.500 refeições. Destaque para maior panela de arroz com pequi do mundo, que servirá 2.500 refeições.
Destaque para maior panela de arroz com pequi do mundo, que servirá 2.500 refeições. Foto: Divulgação/Ceasa Goiás

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), Goiás extraiu 3,7 mil toneladas de pequi em 2023, sendo que o município que mais coletou o fruto foi Sítio d`Abadia, no nordeste goiano.

Na última temporada, 55% do pequi recebido pelo entreposto foi de Goiás, 20% de Minas Gerais e 20,92% do Tocantins. O fruto goiano e tocantinense chega de setembro e até meados de outubro. Depois entram cargas do Norte de Goiás. Já o pequi mato-grossense é encontrado no mês de novembro e o fruto mineiro chega de dezembro até janeiro.

Nos cálculos da Divisão Técnica da Ceasa-GO, na safra 2022/2023, foram comercializadas 6.414 toneladas de pequi, movimentando R$ 10,4 milhões. Já na safra 2024/2025, que se começou recentemente e segue até março de 2025, já entraram na empresa 1.174 toneladas, mesmo com a seca e as queimadas que afetaram o país.

A presença do fruto é marcante durante a temporada na Ceasa Goiás, tanto pelo cheiro intenso quanto pela quantidade de lixo, que praticamente dobra, por conta das cascas.

Dia Estadual do Pequi em Goiás

O fruto do Cerrado, ganhou um dia no calendário goiano, através da Lei Estadual nº 22.2292023, que estabelece o dia 23 de outubro como o Dia Estadual do Pequi. A ideia é promover a conscientização sobre a importância do pequi na identidade culinária de Goiás e na renda de muitas famílias através da extração do produto.



Portal Agro2