Cursos online e gratuitos ensinam produção, manejo e recuperação de pastagens


O Brasil possui a pecuária de corte e leite mais sustentável do mundo, que acontece a pasto, mas um dos grandes desafios do pecuarista é manter a produtividade das pastagens e a nutrição animal diante do clima, com metade do ano de chuva firme e outra metade de seca.

Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com matrículas abertas para cursos de Educação a Distância online e gratuitos, que ensinam desde conceitos, escolha das cultivares, controle de pragas, otimização, manejo, até recuperação de pastagens degradadas.

Pastagens para eficiência na pecuária de corte e de leite

Cursos atuam ainda no conhecimento de degradação e recuperação de pastagens. Cursos atuam ainda no conhecimento de degradação e recuperação de pastagens.
Cursos atuam ainda no conhecimento de degradação e recuperação de pastagens. Foto: Divulgação/Mapa

Segundo Fernanda Freitas, engenheira agrônoma, especialista em pastagens para bovinocultura de leite e corte e atual técnica de campo da Embrapa Arroz e Feijão, fazer o planejamento forrageiro para alimentar dos animais é a base fundamental para tornar o sistema produtivo eficiente.

“Todo ano, não é novidade para ninguém, no Cerrado temos 150 a 180 dias sem chuva, que é o período seco. Os cinco meses, seis meses de seca, o pecuarista tem que começar a pensar nele agora hoje na primeira chuva, para produzir alimento suficiente para os animais no período de entressafra”, explica.

Ela analisa que as decisões principais a se tomar é dimensionar o rebanho, em função da área disponível para a produção de pasto, fazer a escolha correta das pastagens, da capacidade de suporte/lotação, do ciclo produtivo e da produção de silagens, para garantir carne e leite de alta qualidade o ano inteiro a pasto.

“Pasto é uma cultura perene, a gente vê o pessoal renovando pasto a cada 3 anos, pasto pode durar 20 anos, se você tiver uma fertilização adequada, uma manutenção adequada e uma carga animal adequada”, analisa.

Cursos sobre produção, manejo e recuperação de pastagens

Conteúdos também retrata o controle de pragas e manejo.Conteúdos também retrata o controle de pragas e manejo.
Conteúdos também retrata o controle de pragas e manejo. Foto: Divulgação/Embrapa

Curso de Pastagens

Essa capacitação tem a parceria da da Embrapa, possui tutoria com carga horária de 40 horas, onde pecuaristas, profissionais ou trabalhadores rurais podem saber sobre o correto manejo do pastejo, para aumentar a produtividade da pecuária de corte. As próximas turmas abrem em breve e toda a programação do curso e inscrições estão no link https://ead.senar.org.br/cursos/pastagens.

Curso Gramíneas Forrageiras para Pastagens

Neste curso, é possível identificar e selecionar as gramíneas forrageiras mais adequadas para a formação de pastagens, considerando as condições específicas da propriedade, para formar pastagens produtivas, duradouras e sustentáveis. Ele é feito pelo whatsapp ou no Aplicativo Senar Play, com duração de 3 horas. Inscrições pelo https://ead.senar.org.br/cursos/gramineas-forrageiras-para-pastagens.

Cursos de Controle de Cigarrinha-das-pastagens e Controle de Lagarta das Pastagens

Nestas capacitações, o aluno conseguirá identificar as principais espécies de cigarrinhas e lagartas nas pastagens, prevenir e controlar sua entrada em uma área, em caso de infestações. Com duração de 3 horas, estão disponíveis pelo whatsapp ou no Aplicativo Senar Play pelos links https://ead.senar.org.br/cursos/controle-de-cigarrinha-das-pastagens ou https://ead.senar.org.br/cursos/controle-de-lagarta-das-pastagens.

Curso de Técnicas de Otimização das Pastagens e do Pastejo

Nesta formação de 2 horas, é possível compreender conceitos importantes do manejo de pastagens e do pastejo, pontos relevantes para otimizar seus ganhos com a atividade pecuária. O curso tem tutoria pelo Aplicativo Senar Play em https://ead.senar.org.br/cursos/tecnicas-de-otimizacao-das-pastagens-e-do-pastejo.

Curso de Manejo de Pastagens

O curso ensina como alcançar maior produtividade dos rebanhos sabendo como cuidar corretamente do pasto, obtendo os melhores resultados na pecuária por meio do manejo de pastagens. Com a parceria com a Embrapa, tem carga horária de 2 horas, inscrições em https://ead.senar.org.br/cursos/manejo-de-pastagens.

Cursos de Formas de Intervenção nas Pastagens e Entendendo a Degradação das Pastagens

A capacitação Entendendo a Degradação das Pastagens ajuda a conhecer as causas e os níveis de degradação das pastagens, além de alternativas para aumentar a capacidade de suporte do pasto ao longo do tempo. E no curso Formas de Intervenção nas Pastagens, o aluno aprende métodos para promover o restabelecimento produtivo das áreas exploradas.

Ambas têm carga horária de duas horas e acontecem pelo Aplicativo do Senar Play nos links: https://ead.senar.org.br/cursos/entendendo-a-degradacao-das-pastagens e https://ead.senar.org.br/cursos/formas-de-intervencao-nas-pastagens.

Curso de Recuperação de Pastagens Degradadas

No conteúdo, o aluno conhecerá as etapas e práticas para recuperar o potencial produtivo de suas pastagens e principais atividades relacionadas às boas práticas de manejo, que tornarão sua pastagem sadia por longos períodos e sua atividade mais rentável. Com carga horária de 20 horas e tutoria, o curso pode ser feito pelo link https://ead.senar.org.br/cursos/recuperacao-de-pastagens-degradadas.



Portal Agro2