No Mês das Crianças, o projeto Futebol de Rua pela Educação está transformando a vida de 80 crianças e adolescentes da comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo. A iniciativa, que une esporte e educação, é patrocinada pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, com apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Voltado para meninos e meninas de 7 a 14 anos, o projeto não só proporciona diversão, mas também promove cidadania e desenvolvimento socioemocional.
Com aulas às segundas e terças-feiras, o projeto vai além das regras tradicionais do futebol. Nele, a autoarbitragem e o incentivo ao “jogo limpo” colocam os alunos como protagonistas de suas partidas, estimulando o diálogo e a responsabilidade. Além dos treinos, as crianças participam de atividades pedagógicas e recebem um lanche, garantindo que tenham energia para aprender e se desenvolver.
Para Tuanny Castro, mãe de Heitor, aluno autista, o projeto tem sido fundamental. “As aulas ajudam tanto na quadra quanto na escola. Meu filho já acorda ansioso pelo futebol, o que tem melhorado seu desenvolvimento em várias áreas”, comentou.
Tâmara Mota, gerente de responsabilidade social da Águas do Rio, destacou a importância do projeto para a comunidade. “Nossa atuação vai além do saneamento. Projetos como esse contribuem para a inclusão social e a cidadania, transformando vidas na comunidade”, afirmou.
O projeto também foca em temas que não costumam ser abordados nas escolas, com o objetivo de formar cidadãos conscientes de seus direitos. Éber Dartora, do Instituto Futebol de Rua, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Estamos criando um espaço seguro e inclusivo para que as crianças possam brincar e se desenvolver”, disse.
Além do Futebol de Rua, a Águas do Rio tem implementado outras ações socioeducativas na região, como palestras sobre saneamento básico, projetos culturais e programas voltados à capacitação profissional. Desde 2021, essas iniciativas já impactaram mais de 10 mil estudantes no Leste Fluminense, reafirmando o compromisso da concessionária com o bem-estar da comunidade.