O Brasil deve encerrar 2024 com uma produção de 56,900 bilhões de unidades de ovos nas granjas de norte a sul do país. O número é recorde, com aumento de 8,5% com relação ao ano anterior, com 52,448 bilhões.
Neste ano, a cada segundo, as granjas brasileiras produziram cerca de 1.800 unidades por segundo, um marco na história segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) para celebrar o Dia Mundial do Ovo em 11 de outubro.
Produção brasileira de ovos é recorde
O Brasil é o quinto maior produtor de ovos, e mantém níveis de consumo bem acima da média internacional, que é de 230 unidades.
Nos cálculos da associação, a produção tem sido impulsionada pelo aumento do consumo da proteína, que pode encerrar o ano no maior patamar da história do setor. Cada brasileiro deverá consumir até 263 unidades ao longo de 2024, 21 unidades a mais em relação à 2023, quando o índice chegou a 242 unidades.
“Está mais competitivo produzir ovos em 2024. Os custos estão mais ajustados e o consumidor tem demandado mais o produto. As perspectivas para o setor são positivas e nossos indicadores apontam a ampliação dos níveis de consumo para o próximo ano”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Dia Mundial do Ovo
O Dia Mundial do Ovo, 11 de outubro, foi estabelecido em Viena na Áustria em 1996, quando foi decidido comemorar o poder do ovo na segunda sexta-feira de outubro de cada ano. Hoje, a data é comemorada em todas as nações produtoras e consumidoras dessa proteína.
O tema deste ano é “Unidos pelos Ovos”, celebrando como o ovo pode conectar e unir pessoas de todos os cantos do mundo, através da culinária de todas as culturas e países, demonstrando o seu apelo universal e o seu papel essencial na nutrição global.
Benefícios
O ovo é considerado uma proteína completa, pois contém todos os aminoácidos. A gema do ovo contém praticamente todas as vitaminas, exceto a vitamina C. A clara é composta principalmente por água e proteína.
Ricos em nutrientes, o ovo possui as vitaminas A, D, E, K, Tiamina (vitamina B1), Riboflavina (vitamina B2), Vitamina B12, Ácido fólico, Biotina, Colina (vitamina B8). Além das vitaminas, também é rico em proteínas, cálcio, ferro, fósforo, zinco e selênio.
O consumo de ovo traz vários benefícios para a saúde, como: ajuda a retardar o envelhecimento celular ; melhora a saúde do cérebro e dos olhos; promove saciedade; pode beneficiar pessoas com diabetes, contribui para o funcionamento das células nervosas; produz energia para o corpo; mantém o sistema imunológico saudável; e ajuda a diminuir o risco de problemas no coração.