Agricultores começam plantio de soja; veja previsão do tempo pelo Brasil


O plantio de soja da safra 2024/2025 começou nas principais regiões produtoras do Brasil, ainda que em ritmo mais lento do que o registrado no ciclo anterior, visto que muitos agricultores aguardam um volume de chuva maior para colocar as plantadeiras em campo.

De acordo com o calendário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 18 estados brasileiros foram autorizados a cultivar após o fim do vazio sanitário, mas apenas Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná haviam iniciado os trabalhos nas lavouras até o fim de setembro, na análise da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Plantio de soja pelo Brasil

De acordo com o Progresso de Safra divulgado pela Conab, até 29 de setembro, a semeadura de soja alcançou 2,4% da área total estimada para o Brasil. Na safra anterior, em 30 de setembro, este índice era de 4,1%.

Em Mato Grosso, apesar das chuvas observadas, o déficit hídrico no solo, intensificado pelas altas temperaturas, tem comprometido o progresso do plantio, que alcançou 2,6% da área plantada, contra 5,2% no mesmo período da safra anterior. As regiões Norte e Oeste registraram maiores volumes de chuva e destacam-se pelo maior avanço na semeadura.

Em Mato Grosso do Sul, a semeadura iniciou e as chuvas foram representativas na região Centro-Sul. Porém, na região Norte, os volumes foram muito baixos e não colaboraram com o plantio que está com índice de 3% contra 5% da safra anterior.

No Paraná, o plantio avança nas regiões Oeste e Sudoeste já passando dos 10% da área semeada, contra 16% na safra anterior. A maioria das áreas está em desenvolvimento vegetativo inicial e em boas condições.

Em São Paulo, o plantio foi iniciado e está com mais de 2% cultivado. E na Bahia, o plantio está evoluindo nas áreas irrigadas no Oeste e as lavouras estão nos estágios de germinação e emergência.

Previsão do tempo pelo Brasil

Chuva deve ter volumes maiores na segunda semana de outubro. Chuva deve ter volumes maiores na segunda semana de outubro.
Chuva deve ter volumes maiores na segunda semana de outubro. Foto: Reprodução/Inmet

Entre 7 e 14 de outubro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a semana será marcada por grandes volumes de chuva no centro-sul do país e com temperaturas elevadas em áreas do Centro-Oeste e Norte do Brasil, com máximas que podem superar os 40°C no decorrer da semana.

Além disso, os baixos índices de umidade relativa do ar também se destacam no início da semana, na Região Central e Região Nordeste do país.

O Norte do Brasil é a região que mais deve apresentar pancadas de chuva, com áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores acima 50 mm no noroeste do Amazonas.

No acumulado da semana, a previsão de chuva é de volumes que podem ultrapassar os 100 milímetros no país.

Segundo Elizabete Ferreira, meteorologista do Inmet em Goiás, as chuvas tendem a ficar mais regulares na segunda quinzena de outubro para a região centro-sul do Brasil, principal produtoras de grãos.

Para o Inmet em Goiás, os acumulados maiores de chuva devem acontecer a partir de 15 a 23 de outubro para a Região Centro-Oeste, Bahia, Minas Gerais. Mato Grosso do Sul e região de São Paulo e extremo Sul do Brasil deve ter acumulados menores no período.

Previsão aliada ao plantio

Em vídeo publicado neste sábado (5), nas redes sociais da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), o presidente da entidade, Clodoaldo Calegari, alerta os agricultores que o momento é de cautela, de ficar atento ao clima e ao comportamento das previsões na região da lavoura.

“Eu acho que o produtor tem que ter realmente a consciência de prestar bem atenção no uso dessas ferramentas de projeções, de previsões para que não tenha intercorrências mais sérias durante o seu período de plantio”, alerta Calegari.

Conab projeta aumento na produção de soja na safra 2024/2025. Conab projeta aumento na produção de soja na safra 2024/2025.
Conab projeta aumento na produção de soja na safra 2024/2025. Foto: Tony Oliveira/Sistema CNA/Senar

Perspectiva para a safra de soja 2024/2025

Segundo a Conab, o cenário é positivo para a produção de soja, pois a crescente demanda global pela oleaginosa, impulsionada pelo aumento do esmagamento e pela expansão da produção de biocombustíveis, tanto no Brasil quanto internacionalmente, alimenta expectativas de crescimento nas exportações e no esmagamento interno.

Isso influencia na projeção de aumento da área plantada, que pode chegar a 47,4 milhões de hectares. A combinação de maior área e melhor produtividade nas lavouras aponta para uma colheita estimada em 166,28 milhões de toneladas, 12,82% superior à safra 2023/2024.

Abertura do Plantio Nacional de Soja Safra 2024/2025

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), o evento da Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2024/2025, acontecerá no dia 11 de outubro, 8h, na Fazenda Pau-Brasil Açailândia, Maranhão.



Portal Agro2