Johan Neeskens, ex-jogador da seleção da Holanda e lenda do Ajax, morreu aos 73 anos, anunciou a federação holandesa de futebol nesta segunda-feira (7).
“Com Johan Neeskens, o mundo do futebol holandês e internacional perde uma lenda”, afirmou a entidade em comunicado, no qual acrescentou que o jogador faleceu no domingo, sem divulgar a causa da morte.
Neeskens jogou no Ajax no início dos anos 1970 e conquistou pelo clube três Copas dos Campeões da Europa (atual Champions League) consecutivas (1971, 1972 e 1973).
Além disso, fez parte da seleção holandesa que fez duas finais de Copa do Mundo consecutivas (1974 e 1978), uma equipe que entrou para a história com seu “futebol total” que lhe rendeu o apelido de “Laranja Mecânica”, apesar de não ter conquistado títulos.
Na decisão do Mundial de 1974, contra a anfitriã Alemanha, Neeskens abriu o placar em cobrança de pênalti, mas os holandeses acabaram derrotados por 2 a 1.
Neeskens jogou no Barcelona ao lado de seu compatriota Johan Cruyff (233 jogos e 54 gols). Em cinco temporadas, conquistou a Recopa Europeia em 1979, o primeiro título continental do clube catalão, um ano depois de vencer a Copa do Rei.
Em 2006, voltou ao Barça e trabalhou por dois anos como auxiliar técnico do também holandês Frank Rijkaard.