Jornalista, locutor e apresentador estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia. Cid Moreira morre aos 97 anos
Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.
Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes. Esteve na bancada da primeira edição do jornal, em 1969, e foi o principal rosto do JN por 26 anos.
Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos na última sexta-feira (27).
Em mensagem de pesar publicada em uma rede social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou Cid Moreira como “uma das personalidades mais emblemáticas da história do nosso jornalismo e televisão”.
Políticos e autoridades lamentaram a morte do jornalista nas redes sociais. Leia abaixo as mensagens:
Cid Moreira durante apresentação do Jornal Nacional
Acervo Grupo Globo
Lula, presidente da República
“Com tristeza, o Brasil se despede hoje de uma das personalidades mais emblemáticas da história do nosso jornalismo e televisão, com o falecimento de Cid Moreira aos 97 anos.
Jornalista e radialista, Cid Moreira atuou em diversas rádios e emissoras de TV antes de assumir a bancada do Jornal Nacional, onde foi o principal apresentador por décadas. Ele se tornou o rosto das notícias e a voz do “boa noite” para milhões de brasileiros.
Dono de uma voz única e poderosa, Cid se destacou pelas inúmeras locuções, sendo a mais célebre delas as gravações da Bíblia Sagrada. Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Cid Moreira. Seu legado no jornalismo e na televisão brasileira será eternamente lembrado.”
Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional (PSD-MG)
“Em nome do Congresso Nacional, expresso meus sentimentos pela morte do jornalista e apresentador Cid Moreira, ocorrida nesta quinta-feira. Um dos profissionais mais icônicos da história da comunicação no Brasil, deixa um importante legado para o jornalismo. Ao longo de décadas, Cid Moreira conquistou o respeito e a admiração de gerações de brasileiros, com sua credibilidade e profissionalismo, por meio de sua voz marcante e inconfundível. Solidarizo-me com os familiares, amigos e com os milhares de admiradores de Cid Moreira”.
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário
“Nosso pesar pelo falecimento de Cid Moreira, apresentador do Jornal Nacional e um dos mais importantes locutores dos jornais televisivos brasileiros.”
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura
“O sentimento de pesar pela morte de Cid Moreira é saudosista, nostálgico. Sua voz marcante está imortalizada na memória dos brasileiros de várias gerações. Sua presença fazia parte do dia a dia das famílias assim como sua lembrança será constante. Minha solidariedade aos familiares e amigos.”
Randolfe Rodrigues, senador e líder do governo no Congresso (PT-AP)
“Aos 97 anos a gente perde uma das vozes mais marcantes do Brasil. O Brasil se despede de Cid Moreira, a cara do nosso domingo. Um dos jornalistas mais respeitados do país. Eu tenho certeza que em algum momento, enquanto lia esse texto, você lembrou da entoação única que ele dava as frases. Teu legado é gigantesco! Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas de profissão. Descanse em paz, na certeza que suas memórias serão eternas. Cid Moreira presente!”
Davi Alcolumbre, senador (União-AP)
“A comunicação brasileira perdeu uma das suas vozes mais icônicas, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira. Grande referência do rádio e da televisão, Cid nos deixa aos 97 anos. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu ‘boa-noite’ diário marcou a televisão brasileira. Meus sinceros sentimentos para toda a família, amigos e admiradores.”
Fabiano Contarato, senador (PT-ES)
“Cid Moreira foi um ícone do jornalismo brasileiro, sua voz inconfundível marcou gerações. Sua partida deixa uma lacuna, mas sua trajetória será sempre lembrada. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que ele descanse em paz.”
Bohn Gass, deputado federal (PT-RS)
“Cid Moreira, dono de uma das vozes mais marcantes da história da tv brasileira, acaba de falecer. Tinha 97 anos. Que a família tenha paz.”
Tarcísio Motta, deputado federal (PSOL-RJ)
“Voz marcante e memorável! Desejo força aos amigos, familiares e fãs.”
Rogério Correia, deputado federal (PT-MG)
“Vai em paz Cid Moreira, icônico âncora da TV brasileira, com sua voz incomparável. Uma perda inestimável para o nosso jornalismo. Aos milhões de fãs, parentes e amigos deixo meu fraternal abraço.”
Carla Zambelli, deputada federal (PL-SP)
“A voz mais linda do mundo! Que Deus o receba em sua infinita glória e conforte a família e amigos. Descanse em paz, Cid Moreira 🤍”
Cid Moreira
Acervo TV Globo
G1 Região Serrana
Morre Cid Moreira: veja repercussão entre políticos e autoridades
VÍDEO: Blue Origin completa novo voo com turistas espaciais
novembro 22, 2024
Mariana Spinelli analisa final da NWSL e exalta temporada de Marta
novembro 22, 2024
Fã de Ed Sheeran, jogador assina com clube inglês após ligação do cantor
novembro 22, 2024