Produtividade das lavouras de trigo no Brasil deve crescer 23% na safra 2024


A safra de trigo 2024, principal cultura cultivada entre os cereais de inverno, começou em março na Região Central do Brasil e encerrará em novembro no Sul. A estimativa é que a produtividade alcance 2.870 kg por hectare, alta de 23,1% com relação ao ciclo de 2023, quando chegou a 2.331 kg/ha.

Os dados são do último Levantamento da Safra de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), agora em setembro, que aponta uma redução de área plantada, mas graças ao clima e melhor rendimento, as lavouras vão registrar bons resultados.

Produtividade das lavouras de trigo no Brasil

Cultivares adaptadas ao Brasil Central impulsionaram produção. Cultivares adaptadas ao Brasil Central impulsionaram produção.
Cultivares adaptadas ao Brasil Central impulsionaram produção. Foto: Envato

Nesta safra 2024, o país deve produzir 8,8 milhões de toneladas de trigo, alta de 8,8%, em uma área plantada de aproximadamente 3,1 milhões de hectares, que registrou queda de 11,6%.

Isso representa uma verticalização da produção, ou seja, mesmo com retração acentuada de área cultivada, a produtividade e por consequência, a produção alcançaram crescimento.

Segundo a Embrapa Trigo, que acompanha a safra a campo periodicamente, o aumento na produtividade do cereal se deve ao clima que foi favorável nas fases de desenvolvimento da cultura.

No Brasil Central a safra de sequeiro e de irrigado deve ter bons resultados. Este último com a colheita terminando agora em setembro.

Na Região Sul, que tem 90% das lavouras de trigo do país as lavouras vêm registrando excelente potencial de rendimento, produção que se concentra principalmente nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

O Brasil consome por ano 12 milhões de toneladas, produzindo mais que a metade do que precisa internamente, importando de países como Argentina, Uruguai e Paraguai.

A expectativa dos pesquisadores da Embrapa Trigo, é que a expansão da produção para outras regiões, como o Centro-Oeste, deve representar nos próximos anos a total independência produtiva brasileira, graças ao clima e à pesquisa e desenvolvimento de cultivares mais adaptáveis.

Safra 2025

Brasil investe em tecnologia para diminuir dependência de trigo externo. Brasil investe em tecnologia para diminuir dependência de trigo externo.
Brasil investe em tecnologia para diminuir dependência de trigo externo. Foto: Envato

A compra de sementes já começa agora no fim de 2024, que aquece em janeiro. O plantio do novo ciclo em 2025 já começa em março, de acordo com a janela de plantio do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que indica a época mais favorável para cada município do Brasil e é critério para aquisição do seguro rural.



Portal Agro2