Locação de ônibus para viagens impulsiona o turismo brasileiro

Por ocasião do Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, Gabriel Nunes, diretor comercial da Santa Maria, companhia de transportes rodoviários de passageiros, com linhas intermunicipais regulares e fretamento, salienta que os números do primeiro semestre deste ano corroboram o desempenho da empresa: aumento de 11% na locação de meios de transporte para viagens nos primeiros seis meses deste ano. “Este nicho representa 35% do nosso faturamento anual e tem sido o grande impulsionador do turismo brasileiro”, revela

O executivo refere-se aos dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SP), de que o setor cresceu 1,9% no primeiro semestre de 2024, na comparação com igual período do ano passado. O faturamento foi de R$ 95,3 bilhões, o maior desde o início da pandemia da Covid-19. “Nesse contexto, com o mercado aquecido, nossa companhia realizou a compra de 20 novos ônibus, com tecnologia de ponta, garantindo a segurança e o conforto dos passageiros”, ressalta

Gabriel Nunes observa que, segundo a experiência e dados da Santa Maria, as principais ocasiões para as linhas regulares são os feriados nacionais, seguidos por datas festivas, como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Páscoa. “Nos meses de férias (janeiro e julho) também aumenta o volume de passagens vendidas, mas os feriados de Natal e Ano novo são os campeões de venda”. Dentre os principais destinos atendidos pelas linhas intermunicipais regulares da empresa estão as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Santos e Rio de Janeiro.

Quanto ao fretamento, a Santa Maria tem forte atuação no turismo pedagógico, transportando os participantes dos mais renomados acampamentos escolares dos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Também atendemos diversos colégios no turismo diário em São Paulo, grupos empresariais em convenções, feiras e congressos e romarias de religiosos, como para Aparecida, no Vale do Paraíba. Temos nos destacado, ainda, em eventos de grande porte como o recente jogo da NFL na arena do Corinthians, em Itaquera, na capital paulista”, informa Gabriel Nunes

O diretor da Santa Maria destaca os números do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que indicam faturamento de US$ 11 trilhões para o setor este ano, representando 10% do PIB mundial. No Brasil, a estimativa é de US$ 169,3 bilhões, quase 8% do PIB nacional.

“Por todas essas razões, é muito importante o êxito do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que acaba de ser lançado pelo governo, cujo objetivo é aumentar o número de viajantes nacionais e a visita de 8,1 milhões de turistas internacionais ao nosso País. Na Santa Maria, estamos prontos para responder ao bem-vindo crescimento da demanda”, conclui Gabriel Nunes.

Dia Mundial do Turismo – Data, 27 de setembro, foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da ONU, para marcar adoção do seu estatuto, em 1970. O dia também representa o início da alta temporada de viagens no Hemisfério Sul e o fim no Hemisfério Norte.