Avaliação: como é o novo BMW X2 que volta ao Brasil


Por  Guilherme Silva

X2 volta a ser vendido no Brasil após passar três anos longe do nosso mercado. Como vimos na edição passada, a segunda geração mudou radicalmente de visual – que mais lembrava um hatch bombado – para se alinhar à atual identidade dos irmãos maiores X4 e X6, com grade frontal avantajada contornada por LEDs e carroceria no estilo SUV-cupê (como o consumidor quer) e repleta de vincos.

A esportividade (aparente) do BMW é reforçada pelo pacote M Sport, que soma para-choques com apliques preto brilhante e rodas aro 20.

Construído sobre a plataforma UKL2 – a mesma usada pelos novos X1 e Mini Countryman –, o X2 está quase 20 centímetros maior que o anterior, com 4,55 metros de comprimento, mas o entre-eixos de 2,69 metros cresceu só 2,2 cm em relação ao do antecessor. Mesmo assim, a engenharia conseguiu aumentar a capacidade do porta-malas, que passou dos já bons 470 litros para excelentes 560 litros.

Por dentro, mesmo na configuração de entrada xDrive 20i que avaliamos agora no Brasil – e não existe na Itália, onde testamos a mais econômica e quase tão rápida 1.5 híbrida, que esperávamos que a BMW trouxesse –, o X2 ostenta acabamento com materiais de ótima qualidade, com detalhes em alumínio chamativos nas portas e no console. Destaque para as duas telas – de 10,25” e 10,7” –, que abrigam quadro de instrumentos e central multimídia com conectividade sem fio.

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(Divulgação)
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A cor preta esconde um pouco as formas recortadas da carroceria, e a curva descendente do teto segue a fórmula de SUV-cupê: o X2 teve que se ajustar depois de, em sua primeira geração, tentar algo diferente. A marca ficou refém da moda criada pela SsangYong, mas que ficou famosa por “culpa” da própria BMW – com o X6

A lista de equipamentos de série do BMW X2 “de entrada” traz itens obrigatórios em um carro vendido por R$ 388.950:
• bancos com ajuste elétrico revestidos de couro de primeira linha,
 carregador de celular por indução,
 teto solar panorâmico, som premium assinado pela Harman Kardon,
 e um pacote ADAS com diversas assistências ao condutor.

Essas últimas de fato ajudam bastante o motorista – principalmente na estrada –, mas não interferem excessivamente na condução.

Como todos os BMW, o X2 é construído para entregar uma experiência diferenciada ao volante.

• A posição de dirigir é praticamente impecável, com um volante de ótima empunhadura e comandos nos lugares onde devem estar.

 As suspensões bem calibradas compensam com estabilidade aceitável a maior altura em relação ao solo, que evidencia a tendência de inclinação da carroceria – comportamento típico dos SUVs – em curvas como as que encaramos no test-drive pelas sinuosas estradas da Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

• O motor 2.0 turbo a gasolina de 204 cv e 300 Nm recorre a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas para entregar força às quatro rodas por meio do sistema de tração integral sob demanda – curiosamente, um recurso indisponível no X1, que tem uma proposta de SUV mais destacada que o do X2.

• A transmissão tem um funcionamento suave a maior parte do tempo e trabalha com trocas bastante rápidas, quando é necessário priorizar a performance em acelerações ou o motorista reduz marchas usando as aletas no volante.

Apesar de não contar com a ajuda de motores elétricos, o desempenho do X2 xDrive20i não deixa de ser muito interessante, com aceleração de 0-100 km/h em bons 7,3 segundos. Mas a versão esportiva de verdade é a M35i, que chega ao Brasil ainda este ano com um motor 2.0 turbo mais nervoso, de 300 cv e com 400 Nm de força bruta, para acelerar da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos.

BMW X2 xDrive20i M Sport

Preço Básico R$ 388.950
Carro avaliado R$ 388.950

Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, injeção direta, turbo, duplo comando com variação na admissão e no escape Combustível: gasolina
Potência: 204 cv a 5.000 rpm
Torque: 300 Nm a 1.500 rpm
Câmbio: automatizado sequencial, dupla embreagem, sete marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: integral sob demanda
Dimensões: 4,554 m (c), 1,845 m (l), 1,590 m (a)
Entre-eixos: 2,692 m
Pneus: 245/40 R20
Porta-malas: 560 litros
Peso: 1.725 kg
Tanque: 45 litros
0-100 km/h: 7s4
Velocidade máxima: 231 km/h
Consumo cidade: 9,9 km/l
Consumo estrada: 12,6 km/l
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: B (Utilitário Esportivo Grande)



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