BYD Yuan Pro chega ao Brasil por R$ 182.800; vale investir no SUV elétrico de entrada da marca?




Yuan Pro quer incomodar veteranos a combustão como as versões topo de linha de Creta, T-Cross e até opções mais caras, como Toyota Corolla Cross. Yuan Pro é o novo SUV elétrico da BYD
Vinicius Montoia | g1
A BYD lançou nesta quinta-feira (5) o seu mais novo SUV elétrico, o Yuan Pro, carro que chega para preencher a lacuna de preço existente entre o Dolphin Plus e o Yuan Plus. O Yuan Pro chega em versão única, preço praticado pela marca durante o lançamento.
Na BYD, as versões seguem a seguinte lógica: a Pro é mais barata, normalmente um veículo menor e mais barato, enquanto a Plus se refere a modelos mais requintados, potentes e maiores.
É o caso dos Yuan. O primeiro a chegar foi o Plus, que é um veículo totalmente diferente do Pro. As diferenças entre eles começa pelo porte. Enquanto Yuan Plus tem semelhança com SUVs médios, como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, o Yuan Pro tem medidas similares a Hyundai Creta e companhia.
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Onde o Yuan Pro se encaixa?
Por preço, é fácil perceber os motivos pelos quais a BYD incrementou seu portfólio com o Yuan Pro. Considerando os veículos elétricos da marca chinesa, o intervalo de valores entre a versão topo de linha do hatch Dolphin Plus e do SUV Yuan Plus era de R$ 51 mil, o que evidenciava a necessidade de um automóvel intermediário.
O Yuan Pro chega numa faixa de preço que o permite brigar com as versões topo de linha dos SUVs compactos e com as intermediárias dos utilitários de porte médio, possibilitando arrancar vendas de Volkswagen T-Cross Highline (R$ 180.690), Hyundai Creta Ultimate 2.0 (R$ 187.890), Jeep Compass Longitude (R$ 200.990) e Toyota Corolla Cross XRV Hybrid (R$ 202.690).
E foi justamente esta brecha que a montadora preencheu com o Yuan Pro, tanto em termos de preço, quanto de tamanho. Preços:
Yuan Pro: R$ 182.800
Yuan Plus: R$ 235.800
Dolphin Plus: R$ 184.800
VW T-Cross Highline: R$ 180.690
Hyundai Creta Ultimate: R$ 187.890
Jeep Compass Longitude: R$ 200.990
Toyota Corolla Cross XRV Hybrid: R$ 202.690
Dimensões
Com 4,31 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos, o Yuan Pro é 14 cm mais curto, 4 cm mais estreito, 6 cm mais alto e tem entre-eixos 10 cm menor que o Yuan Plus.
BYD Yuan Plus e BYD Yuan Pro são os dois elétricos da marca chinesa, com dimensões bem diferentes
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Desta forma, as medidas são muito semelhantes ao do SUV da Hyundai, o Creta, que tem 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,61 m de entre-eixos.
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Na frente, faróis afilados são acompanhados de luzes diurnas de LED que contornam a parte inferior da peça. No centro da grade, o logo da fabricante aparece sob um fundo black piano, de plástico e bastante brilhante. Logo abaixo, um aplique plástico prateado separa a porção superior da grade inferior.
BYD Yuan Pro tem luzes 100% em LED na dianteira e na traseira
Vinicius Montoia | g1
Abaixo, duas entradas de ar em formato trapezoidal são contornada por um elemento de design que tem a mesma cor da carroceria. E ao lado, nas extremidades do para-choque, surgem duas entradas de ar que dão um ar de esportividade para o veículo.
Na lateral, chama a atenção o desenho da porta, que tem um ângulo praticamente igual ao do Hyundai Creta, lembrando bastante o utilitário da marca coreana quando visto de perfil.
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Já na traseira, a comparação com o CAOA Chery Tiggo 8 é inevitável. O formato, posição do logo e também desenho da tampa traseira são inegavelmente similares. O desenho interno das lanternas, por outro lado, tem um estilo único, fazendo referência ao estilo “tribal” que já é característico da marca, como é possível ver no Dolphin.
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Bagageiro, o calcanhar de Aquiles do Yuan Pro
Quem pensa em comprar um SUV, normalmente está à procura de uma posição mais alta de dirigir, um espaço interno generoso e um bagageiro decente. As duas primeiras características estão presentes no Yuan Pro, mas a última deixou a desejar.
Para se ter noção, ele consegue ter um bagageiro menor que o do Dolphin. Comparando com seus concorrentes — seja por preço ou pela proposta de eletrificação —, porta-malas do Yuan Pro oferece litragem inferior a do Creta e do do Corolla Cross, por exemplo. Confira abaixo:
Yuan Pro: 265 litros
Yuan Plus: 312 litros
Dolphin Plus: 345 litros
Hyundai Creta: 422 litros
Toyota Corolla Cross Hybrid: 440 litros
Elétrico para a cidade
O Yuan Pro possui bateria de 45 kWh, o que indica que oferece capacidade mediana. Para exemplificar, o Dolphin Plus e o Yuan Plus são equipados com bateria de 60 kWH. Só de comparar uma unidade de energia com a outra, dá para saber que a autonomia e desempenho do Yuan Pro é menor do que os outros dois carros da BYD citados acima.
No Yuan Pro, são 177 cv de potência e 29 kgfm de torque para o Yuan Pro, enquanto o Yuan Plus e o Dolphin disponibilizam 204 cv e 31 kgfm. De acordo com dados informados pela montadora, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h.
Por outro lado, com potência e torque superiores, somando-se ao peso mais comedido, o Dolphin Plus cumpre a mesma prova até os 100 km/h em 7 segundos. No dia a dia isso pode não representar uma diferença significativa, mas a autonomia certamente será um ponto a ser levado em conta para aquele consumidor que faz questão de ter um elétrico na garagem.
Com sua bateria de 45 kWh, o Yuan Pro oferece apenas 250 quilômetros de autonomia. Yuan Plus e Dolphin Plus entregam, respectivamente, 294 km e 330 km. Com um alcance menor que os rivais, é possível que o Yuan Pro se mostre um veículo mais apto para trechos urbados do que rodoviários.
Com proposta híbrida, ou seja, unindo eletricidade com um motor a combustão, o Toyota Corolla Cross XRV tem autonomia de 637 km. Apesar de não ser 100% elétrico, o SUV da marca japonesa tem a vantagem de ser flex.
Em corrente alternada de 220V, como as encontradas nas residências, o BYD Yuan Pro carrega em até 6,6 horas. Já nos carregadores rápidos, é possível carregar até 80% da bateria em uma hora.
Cabine de bom-gosto
A cabine do Yuan Pro tem acabamento e equipamentos na medida certa. Não é minimalista ao extremo, como os elétricos da Tesla, e também não é cheia de botões como os Jeep e Toyota.
O acabamento das portas e painel não possuem rebarbas e os bancos, que possuem comando elétrico para motorista e passageiro da dianteira, são confortáveis e encaixam bem o corpo de uma pessoa mediana. O baú, que compõe o apoio de braço no console central, é grande, mas não tem tomada USB para carregamento de celular.
Para esta função, o carro é equipado com duas entradas USB na dianteira, mas na parte de baixo, compondo um console central de dois níveis. Nesse nicho existe uma entrada USB e outra USB-C, além de uma tomadinha tradicional de 12V. Na parte superior deste mesmo console, há o carregador por indução.
E quem vai atrás também conta com uma tomada USB e outra USB-C. A única coisa que faltou, para aumentar o conforto climático de quem vai no banco traseiro, foi uma saída de ar-condicionado.
O Yuan Pro vendido na China não tem apoio de braço central no banco traseiro. Este apoio de braço vem ainda com dois porta-copos. Mas o Yuan Pro chinês vem equipado com teto-solar panorâmico, com vidro fixo. Comenta abaixo: você prefere a configuração chinesa ou a brasileira?
Uma característica marca todos os carros da BYD: a tela multimídia que pode ficar posicionadas tanto na vertical quanto na horizontal. Na vertical, ela só funciona se o Android Auto ou Apple CarPlay não estiverem conectados. Caso contrário, ela fica na posição tradicional (horizontal). O tamanho da tela é aquele que já se tornou habitual nos carros da marca: 12,8 polegadas.
A vantagem do Yuan Pro frente ao Yuan Plus é possuir um painel de instrumentos de 8,8 polegadas, bem mais harmonioso com a cabine e com informações mais claras. O do Yuan Plus é de apenas 5 polegadas.
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Apesar de tudo isso, a BYD peca ao não colocar na lista de equipamentos do Yuan Pro tecnologias mais avançadas de assistência ao motorista. O SUV vem equipado apenas com piloto automático, controle de estabilidade e tração, câmera de ré, câmera 360º e assistência de partida em rampa.
Ficaram de fora o piloto automático adaptativo, sistema de monitoramento em faixas e frenagem autônoma de emergência.
Além dos já citados, estão entre os equipamentos mais relevantes:
Acendimento automático dos faróis;
Volante multifuncional;
Banco de couro;
Iluminação interna multicolor;
Direção com assistência elétrica;
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
Chave presencial;
Ajuste de altura e distância do volante.
Não surpreendendo em termos de equipamentos, nem em autonomia ou desempenho, o Yuan Pro acaba se mostrando uma opção para quem faz questão de ter um SUV elétrico e não pode pagar mais de R$ 200 mil por um.
Se você abrir mão da posição mais alta para dirigir, uma opção mais barata e racional é o Dolphin, que tem mais espaço para bagagem e autonomia que o Yuan Pro.



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