Projeto visa alertar população contra desastres climáticos


Um sistema de alerta contra desastres climáticos foi lançado nesta quarta-feira (8) em Brasília. O projeto-piloto do Defesa Civil Alerta.

Esta iniciativa envolve 11 municípios selecionados para os testes iniciais: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Alerta

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Anatel e quatro grandes operadoras de telefonia, a tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para enviar alertas com um aviso sonoro, interrompendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário, mesmo se o celular estiver no modo silencioso.

As pessoas que moram em áreas de risco receberão as mensagens automaticamente, sem necessidade de cadastro.

Os alertas são baseados na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade) e fornecem instruções sobre o que fazer em situações de iminência de desastres naturais ou causados por humanos, sendo de responsabilidade dos órgãos estaduais de defesa civil.

Projeto visa alertar população contra desastres climáticosProjeto visa alertar população contra desastres climáticos
Os alertas são baseados na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade) e fornecem instruções sobre o que fazer em situações de iminência de desastres naturais ou causados por humanos. Foto: Lauro Alves/Secom RS

O ministro Paulo Pimenta, responsável pelo apoio à reconstrução no Rio Grande do Sul, destacou que essa tecnologia representa uma mudança necessária de comportamento. Ele citou eventos recentes em São Sebastião e no Rio Grande do Sul, onde a falta de uma cultura de alerta precoce resultou em desastres.

O prefeito de Roca Sales, por exemplo, alertou os moradores sobre a subida do rio, mas muitos não acreditaram. Pimenta enfatizou que o uso dessa tecnologia avançada colocará o Brasil em uma posição de destaque, podendo até oferecer esse sistema para outros países da América do Sul e Latina.

Defesa Civil Alerta

Projeto visa alertar população contra desastres climáticosProjeto visa alertar população contra desastres climáticos
O Defesa Civil Alerta enviará mensagens de texto sobrepostas ao conteúdo do celular para avisar sobre desastres como alagamentos, deslizamentos de terra, vendavais e granizo. Foto: Envato

O Defesa Civil Alerta enviará mensagens de texto sobrepostas ao conteúdo do celular para avisar sobre desastres como alagamentos, deslizamentos de terra, vendavais e granizo. Celulares compatíveis com a tecnologia Cell Broadcast e que estejam sob cobertura 4G ou 5G receberão as notificações, excluindo aparelhos com 3G.

O teste inicial está marcado para sábado, 10 de agosto, às 15h, quando os celulares nas 11 cidades selecionadas tocarão e vibrarão simultaneamente, marcando um novo capítulo na política de prevenção e alerta precoce no Brasil. O objetivo é expandir essa tecnologia para cobrir todo o país.

Compatibilidade dos celulares

Conforme o ministério, aparelhos lançados a partir de 2020, com tecnologias 4G ou 5G, são compatíveis com o sistema. No Android, são suportados aparelhos com Android R (11) ou posterior e Android 13 na versão Go. No iOS, são compatíveis os modelos suportados pelo iOS 17 ou posterior.

O ministro Waldez Góes ressaltou que este sistema não substitui os esforços anteriores, como o uso de rádios locais e comunitários, garantindo que todos, incluindo aqueles sem acesso frequente à tecnologia, possam receber alertas.

Dada a diversidade demográfica e os desafios climáticos do Brasil, é crucial preparar a população para enfrentar riscos.

Tipos de alerta

O sistema emite dois tipos de alerta: extremo e severo. O alerta extremo, com ameaças graves à vida ou propriedade, acionará um sinal sonoro semelhante a uma sirene, mesmo no modo silencioso.

Projeto visa alertar população contra desastres climáticosProjeto visa alertar população contra desastres climáticos
Dada a diversidade demográfica e os desafios climáticos do Brasil, é crucial preparar a população para enfrentar riscos. Foto: Gustavo Mansur/ Secom RS

O alerta severo, indicando a necessidade de medidas de proteção, emitirá um beep similar ao de um SMS e não soará no modo silencioso.

Não haverá cobrança pelo recebimento dos alertas. Qualquer solicitação de pagamento para receber esses alertas deve ser considerada uma tentativa de golpe, e o morador deve contatar a instituição pelos canais oficiais de atendimento.

Com informações Agência Brasil



Portal Agro2