Vendas da Tesla na Califórnia caem por 3 trimestres seguidos; entenda os motivos


(Reuters) – Os licenciamentos de carros da Tesla na Califórnia caíram pelo terceiro trimestre consecutivo, indicando desafios crescentes para a montadora do bilionário Elon Musk, de acordo com dados da Associação de Revendedores de Carros Novos do Estado norte-americano publicado nesta quinta-feira.

Altas taxas de juros e concorrência acirrada levaram a uma demanda reduzida por veículos elétricos, com consumidores optando por carros híbridos mais baratos.

+ Investidores da Tesla pedirão a tribunal que rejeite honorários advocatícios de US$ 7 bi em caso de pagamento de Musk; entenda
+ Carros da Tesla entram pela 1ª vez em lista de compras de governo de província na China

Os clientes em potencial da Tesla nos EUA têm se esquivado de comprar carros elétricos da marca, em parte devido à personalidade dada a polêmicas de Musk.

A adesão de Musk aos republicanos e seus comentários polêmicos geraram preocupações sobre a marca Tesla, especialmente em Estados liberais como a Califórnia, que responde por 10% das vendas globais da  montadora.

O homem mais rico do mundo apoiou publicamente Donald Trump pela primeira vez na corrida presidencial dos EUA após a tentativa de assassinato do candidato republicano no sábado.

O crossover Model Y da Tesla continua a ser o modelo mais vendido na Califórnia, mas sua participação de mercado no primeiro semestre caiu para 53,4%, de 64,6% um ano antes.

Os emplacamentos de veículos da Tesla na Califórnia tiveram queda de cerca de 24% no segundo trimestre.

A participação no mercado de veículos elétricos na Califórnia caiu para 51,5% no segundo trimestre em relação ao ano anterior, de acordo com um cálculo da Reuters com base nos dados.

De janeiro a junho, a Tesla viu os licenciamentos de seus carros na Califórnia caírem 17%, mesmo com rivais distantes como Hyundai, Kia, BMW, Mercedes-Benz, Ford e Rivian aumentando as vendas.

“O fascínio da Tesla parece estar se esgotando, sinalizando possíveis problemas para a montadora”, disse o relatório.

Enquanto isso, a participação de mercado dos veículos híbridos aumentou para 13,4% nos três meses até junho, de 10,8% há um ano. Os veículos elétricos a bateria comandaram 21,9% do mercado, um pouco acima dos 21,8% de um ano atrás.

A Tesla, que deve divulgar resultados trimestrais na terça-feira, entregou mais veículos aos clientes no segundo trimestre do que os analistas esperavam, embora as entregas tenham sido menores do que há um ano.

(Por Akash Sriram)



Motor Show