Quase 1/4 do território brasileiro pegou fogo nos últimos anos; veja biomas


Quase um quarto do território brasileiro pegou fogo ao menos uma vez entre os anos de 1985 e 2023. Ao todo, foram 199,1 milhões de hectares, o equivalente a 23% da extensão territorial brasileira.

Da área atingida pelo incêndio, 68,4% eram vegetação nativa, enquanto 31,6% tinham presença da atividade humana, notadamente a agropecuária.

Conforme o MapBiomas Fogo, o Cerrado e a Amazônia são os principais biomas vítimas da ação do fogo, seja de origem natural ou provocada pelo homem. Juntos, são 86% da área queimada.

Incêndio em território brasileiro

IncêndioIncêndio
Quase metade (46%) da área queimada está concentrada em três estados, sendo no Mato Grosso, Pará e Maranhão. Foto: Divulgação

Com base na coordenadora do MapBiomas Fogo e diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, a maior parte das queimadas não tem origem natural.

“A gente pode inferir que a grande maioria é incêndio causado ou iniciado pela atividade humana […]. “Onde queima mais, Cerrado, Amazônia, e, agora, infelizmente, no Pantanal, é período seco, período em que, provavelmente, é bastante difícil de acontecerem as descargas elétricas das tempestades” disse a geógrafa.

De acordo com os dados, a estação seca entre julho e outubro concentra 79% das ocorrências de área queimada no Brasil sendo que setembro responde por um terço do total.

Quase metade (46%) da área queimada está concentrada em três estados, sendo no Mato Grosso, Pará e Maranhão. De cada 100 hectares queimados, 60 são em territórios particulares.

Os três municípios que mais queimaram entre 1985 e 2023 foram Corumbá (MS), no Pantanal, seguido por São Félix do Xingu (PA), na Amazônia, e Formosa do Rio Preto (BA), no Cerrado.

Biomas afetados

QueimadasQueimadas
Bioma que mais queimou proporcionalmente a sua área foi o Pantanal, com 9 milhões de hectares. Foto: Divulgação

Do total da área queimada ao menos uma vez no país, 44% ficam no Cerrado. São 88,5 milhões de hectares, totalizando assim quase metade (44%) da extensão territorial do bioma. Sendo quase do tamanho de Mato Grosso.

Portanto, o bioma que mais queimou proporcionalmente a sua área foi o Pantanal, com 9 milhões de hectares. Embora essa área seja apenas 4,5% do total nacional, essa extensão representa 59,2% do bioma.

Informações extraídas da Agência Brasil



Portal Agro2