O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para maio uma distribuição desigual de chuvas pelo país. As regiões Norte e Sul, leste da Região Sudeste, Rio Grande do Norte e Paraíba devem ter chuvas acima da média.
Entretanto, em áreas como o extremo-norte e sul da Região Norte, norte da Região Nordeste, Região Centro-Oeste, interior da Região Sudeste e centro-norte do Paraná, espera-se chuva próxima ou abaixo da média.
Além disso, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o aquecimento do Atlântico Tropical podem provocar eventos de chuva na parte norte e leste da Região Nordeste.
Impactos da chuva na agricultura
A previsão do Inmet para maio/2024 indica possíveis impactos na safra de grãos 2023/24 em diferentes regiões produtoras.
Na região do Matopiba, que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, os níveis de umidade no solo têm se mantido satisfatórios nos últimos meses, o que tem beneficiado o desenvolvimento das culturas de primeira e segunda safra, como soja, milho, algodão e arroz.
Para maio/2024, a previsão é de chuva próxima e acima da média na região, o que pode impulsionar o potencial produtivo das lavouras em crescimento e colheita. Entretanto, é comum que a partir de maio ocorra uma redução da chuva no interior do Brasil, especialmente no semiárido nordestino.
A medida pode resultar na diminuição dos níveis de umidade do solo em algumas áreas do norte de Minas Gerais, parte central da Bahia, sul de Tocantins, divisa de Mato Grosso e Goiás, oeste de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Por outro lado, nas regiões Sul, leste de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso do Sul, são esperados acumulados de chuva acima da média para maio/2024, o que manterá os níveis de água no solo elevados e favorecerá o manejo e desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safra, embora possa interromper a colheita em algumas áreas.
No entanto, na parte oeste do Paraná, existe a possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, pois a previsão aponta chuvas ligeiramente abaixo da média, o que pode afetar o desenvolvimento das culturas em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.
Temperatura
A previsão climática aponta que as temperaturas serão acima da média em praticamente todo o país, com destaque para a porção central do Brasil.
Nas regiões Norte e Nordeste, espera-se que as temperaturas ultrapassem os 26ºC. Na Região Sudeste, os termômetros devem oscilar entre 20ºC e 22ºC. Para a Região Sul, são esperados valores menores, inferiores a 20ºC.
Por outro lado, em áreas de maior altitude nas regiões sul e sudeste, prevê-se que as temperaturas fiquem próximas ou abaixo dos 14ºC.