A Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê completa um mês de pleno funcionamento nesta quinta-feira (15). A unidade tem se destacado no tratamento humanizado. Além das consultas médicas, também vai oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.
“Parece que estamos em uma clínica particular, tudo muito bem organizado, limpo e sinalizado. Além disso, que acredito ser o mais importante, destaco o o carinho dos profissionais. Meu filho tem apenas 3 anos e não tem medo da dentista, o que é bem raro entre as crianças. Ele senta na cadeira e não chora, fico muito mais tranquila”, afirmou Suzana Lima, mãe do pequeno Rafael, de 3 anos, que foi atendido no consultório de odontologia infantil.
Quem também estava sendo atendida na manhã desta quinta-feira (15) na Clínica Gonçalense do Colubandê era Katia Regina Corrêa, de 56 anos, que estava dando início ao tratamento da lombociatalgia, uma dor na lombar que se expande para os membros inferiores. Durante a consulta, Katia pode tirar suas dúvidas sobre seu diagnóstico.
“O fisioterapeuta explicou que inicialmente será feita a fisioterapia conservadora até que eu consiga sinalizar uma melhora, para assim iniciar uma outra etapa com alongamentos e fortalecimentos. Acho importante esses esclarecimentos, pois sinto muitas dores e espero muito que esse tratamento na fisioterapia dê certo”, disse Katia, que será atendida uma vez por semana na unidade.
A nova unidade oferece consultas médicas de clínico geral e pediatra, serviços de raios-x, ultrassonografia, fisioterapia, exames laboratoriais, odontologia e ortopedia para pacientes que passaram por cirurgias e foram encaminhados pelo Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto.
A unidade também tem profissionais do eMulti (equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária à Saúde), como nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo.
Ao todo, são 16 consultórios para as equipes das Equipes de Saúde da Família (ESFs), mais consultórios multifuncionais para os profissionais do eMulti, seis consultórios odontológicos, salas de procedimentos e curativos, imunização, inalação, fisioterapia de baixa complexidade, área livre para a prática de atividades físicas, sala multiuso para capacitações de educação permanente, acolhimento, coleta laboratorial, estoque e esterilização.
A Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê foi construída no local onde antes era um terreno abandonado usado para o descarte irregular de lixo, na Avenida José Mendonça de Campos.