Aprenda como plantar quiabo e confira os nutrientes presentes no fruto


O quiabo é um dos ingredientes bastante tradicional da culinária brasileira e neste conteúdo você irá aprender como plantar quiabo.

O fruto possui diversas propriedades que contribuem para a saúde. Com cerca de 22 calorias para cada 100 gramas é rico nas vitaminas A, B6 E C, além de potássio, sódio, fósforo, cálcio e ferro.

Veja como plantar quiabo

Como plantar quiabo
Melhor época para plantar quiabo é entre janeiro a maio. Foto: Envato

O quiabo pode ser plantado no quintal de casa ou em até mesmo em uma horta, através de sementes adquiridas em mercados e lojas de produtos agropecuários.

Após adquirir as sementes, é necessário fazer a aração do solo de 20 a 25 centímetros. As sementes devem ser plantadas com profundidade de 8 a 10 centímetros.

Para que a colheita seja mais rápida, o aconselhado é deixar as sementes imersas em água por um dia antes do plantio. O espaçamento entre as sementes devem ser entre 30 e 40 cm.

Para a plantação do quiabo, deve ser escolhido um local com temperaturas amenas e com o solo úmido, mas não encharcado. Sendo assim, a melhor época para plantar quiabo é entre janeiro a maio e é fundamental que o solo esteja bem drenado e com adubação adequada.

O prazo pra a colheita é em até 75 dias, momento em que a plantação atinge cerca de 10 a 14 cm de comprimento.

Benefícios do quiabo para a saúde

Benefícios do quiabo
Fruto possui poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir em uma dieta equilibrada. Foto: Envato

Devido as quantidades de fibras presentes no fruto, o quiabo é indicado para o combate à aterosclerose, pois é responsável por diminuir os riscos de derrame e ataques cardíacos.

O quiabo também é aliado do emagrecimento, juntamente com outras finalidades que contribuem com essa finalidade. O fruto possui poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir em uma dieta equilibrada.

O consumo frequente do alimento também é responsável por fornecer boas quantidades de fibras, sendo eficaz na redução e prevenção da prisão de ventre e na constipação intestinal.

Confira os demais benefícios:

  • Previne anemias
  • beneficia a saúde óssea
  • fortalece a imunidade
  • controla o colesterol
  • faz bem para o cérebro
  • melhora a visão
  • previne o câncer



Portal Agro2