Operação 'Frio Intenso' é iniciada em Petrópolis para acolhimento da população de rua




Com o frio intenso registrado na região nos últimos dias, ações foram intensificadas. Operação Frio Intenso reforça apoio para quem vive nas ruas e enfrentam o inverno em Petrópolis
Reprodução
Com a chegada do inverno, o frio ficou ainda mais forte na Região Serrana do Rio de Janeiro. Em Petrópolis, onde foi registrada a menor temperatura do país na última terça-feira (4), foi iniciada a Operação Frio Intenso, para garantir o acolhimento de pessoas em situação de rua durante a estação mais fria.
Durante as ações, 12 leitos extras são disponibilizados nas duas unidades de acolhimento do município: o Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra; e o Centro do POP, no Centro.
Desde o início das ações, ainda em junho, mais de 100 pernoites foram realizadas, a partir do trabalho de abordagem nas ruas da cidade.
Também, para garantir o acolhimento, os horários de abordagens foram ampliados. Antes, eram 12 horas diárias de ações na cidade, entre 9h e 21h. Agora, durante o inverno, são 16 horas por dia, de 9h até 1h.
As abordagens contam com a participação da Defesa Civil, com agentes e viaturas.
Parede Solidária
Uma outra forma de apoio é a arrecadação de agasalhos e cobertores durante o inverno. Para isso, foi criada a Parede Solidária, um painel disponível na entrada da sede da Secretaria de Defesa Civil, para a doação e o recolhimento dos agasalhos.
A equipe da Defesa Civil organiza diariamente as doações no painel. Nos dias de chuvas, o painel ficará disponível ao público na parte interna da secretaria.
A Parede Solidária ficará exposta até o fim do inverno, das 9h às 17h. A sede da Secretaria de Defesa Civil fica na Rua Buarque de Macedo, 128, Centro.
Para doar:
Basta depositar os itens a serem doados: roupas, agasalhos e cobertores
Importante que todos os itens estejam em bom estado de uso
Para recolher:
Basta retirar o que for de uso para você e sua família
Importante que recolha apenas o que realmente for de utilidade
Todos os itens passam por avaliação pelas equipes da Defesa Civil de forma a garantir o bom estado das peças que estarão disponíveis ao público.



G1 Região Serrana