Jeep testa sistema de direção autônoma com IA

Inicialmente, destinado apenas à direção off-road. Acredite ou não, existe um dia nos Estados Unidos para celebrar o veículo autônomo. Foi em 31 de maio, e a Jeep aproveitou a ocasião para revelar a primeira prévia de uma tecnologia empolgante que está desenvolvendo com a ajuda da inteligência artificial.

Uma equipe liderada por Neda Cvijetic, chefe de IA e direção autônoma da Stellantis. Testou os protótipos mais recentes equipados com a tecnologia de direção off-road automatizada da Jeep em Moab, nos EUA. 

Instalado em dois Jeep Grand Cherokee 4xe, esse sistema pode aprimorar a experiência tanto para motoristas experientes quanto para os novatos em passeios off-road. 

Veja Também: Jeep testa sistema de direção autônoma com IA

Novos desenvolvimentos

Espera-se que o sistema autônomo seja lançado para a linha ‘4xe’ de veículos off-road elétricos e híbridos da Jeep. Como parte da mudança de foco da marca americana para veículos elétricos movidos a bateria e seu objetivo de ser o “líder global de SUV com emissão zero”.

Sendo assim, a chefe de IA e direção autônoma da Stellantis, Neda Cvijetic, afirmou que os testes em Moab envolviam “Enfrentar… desafios que são, de certa forma, maiores do que os que você experimenta na autonomia na estrada”.

Jeep

O CEO da Jeep, Christian Meunier, disse: “Da mesma forma que nossa eletrificação 4xe leva a capacidade off-road da marca Jeep a novos patamares. Esses sistemas avançados de direção off-road ajudarão mais clientes em mais países ao redor do mundo a participar e aproveitar a aventura.

“Esses recursos e tecnologias terão aplicações reais dentro e fora da estrada em uma ampla gama de condições de direção.”

No ano passado, a Jeep lançou três novos modelos elétricos – o Avenger, o Recon e o Wagoneer – projetados para atrair o mercado europeu.

Contudo, o Jeep já apresentou um teaser do sistema, revelando alguns dos equipamentos que está usando nesses modelos. Que incluem câmeras, sensores e telas que examinam constantemente o terreno e aprendem a negociar aclives e declives com a ajuda de equipamentos técnicos.

Portanto, o CEO da Jeep, Christian Meunier, disse: “Esses sistemas avançados de direção off-road ajudarão mais clientes em mais países do mundo a desfrutar de novas aventuras”. E acrescentou: “Esses sistemas e tecnologias terão aplicações práticas dentro e fora da estrada, e em uma ampla gama de condições de direção.

Veja Também: A Ford e o pacote de desempenho para as versões V8 da F-150

Fonte: Portal R7