Você sabe a diferença entre alinhamento e balanceamento? Apesar de comumente andarem juntos, estes dois serviços são diferentes e ambos merecem atenção quando se trata da manutenção de seu veículo.
A falta de alinhamento e balanceamento pode levar a problemas como instabilidade do veículo, desgaste prematuro dos pneus – especialmente pneus aro 15 ou maiores, já que a maioria dos carros levam esse tamanho – perda de eficiência dos freios e mais.
Dessa forma, o bom funcionamento destes sistemas é fundamental para garantir a segurança e o conforto a dirigir.
O que é alinhamento e balanceamento?
Alinhamento
Trata-se de um processo que envolve ajustar as posições dos pneus aro 15 ou maiores de um carro em relação ao chassi e à direção do veículo. Ou seja, ajustar os pneus para que fiquem paralelos a si mesmos e alinhados ao chão.
Durante o alinhamento, o especialista corrige os ângulos de inclinação dos pneus com a ajuda de equipamentos especiais de medição.
Seus benefícios incluem garantir que a aderência dos pneus seja maximizada, prolongando sua vida útil e garantindo a segurança na direção – principalmente quando se trata de curvas.
Sinais de que seu carro precisa ser alinhado
• Vibração no volante;
• Desgaste excessivo dos pneus;
• Volante “puxando” para um lado quando se dirige em linha reta;
• Volante desalinhado em relação às rodas;
• Desempenho dos freios prejudicado.
Balanceamento
Em contrapartida, o balanceamento é o processo que equilibra o peso dos pneus e das rodas para melhorar o desempenho do veículo.
Da mesma forma como no alinhamento, para balancear o carro, o mecânico precisa de equipamentos especiais que medem a distribuição de peso nas rodas e pneus. Caso necessário, o especialista adiciona pesos na borda das rodas para compensar desequilíbrios.
Como benefícios, o processo rende o desempenho suave do veículo, além de prolongar a vida útil dos pneus e outros componentes do veículo.
Sinais de que seu carro precisa ser balanceado
• Vibração no volante e nos assentos;
• Desgaste excessivo dos pneus;
• Direção instável e difícil de controlar.
Quando e como realizar alinhamento e balanceamento?
Ambos devem ser feitos periodicamente para manter seu veículo em boas condições de dirigibilidade.
A periodicidade pode variar de acordo com o modelo. No entanto, as recomendações geralmente são realizar alinhamento a cada 10 mil km rodados e balanceamento a cada 5 mil km rodados.
Ambos devem ser feitos em uma oficina especializada e, além da manutenção preventiva, também é importante realizar o serviço sempre que houver mudanças nas rodas ou nos pneus e substituição de outras peças. Impactos fortes também podem exigir uma manutenção não planejada.
Como escolher um bom serviço de manutenção automotiva?
Uma oficina mecânica de confiança é essencial para manter o bom funcionamento de seu veículo.
Para encontrar a sua, você pode começar fazendo uma pesquisa em sua região, analisando avaliações dos estabelecimentos, deixadas por clientes, nos mecanismos de busca.
Você também pode, em adição, verificar a reputação e a qualificação dos profissionais da oficina e a variedade de serviços oferecidos pelo estabelecimento.
A boa qualidade de peças, instrumentos e materiais utilizados também pode determinar se uma oficina presta um bom serviço.
Atente-se aos preços e verifique se são compatíveis com outros praticados pelo mercado. Desconfie de valores muito abaixo da média ou exorbitantemente maiores.
Atentando-se a esses detalhes, é possível escolher o melhor estabelecimento para confiar seu veículo.
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