Filhote de cobra falsa-coral é visto na Via Dutra, em Resende; veja vídeo


Animal estava na altura do km 304, próximo ao Polo Industrial. Segundo a PRF, cobra estava fazendo pequenos e lentos movimentos quando foi encontrada. Filhote de cobra falsa-coral aparece na Via Dutra, em Resende
Um filhote de cobra falsa-coral apareceu às margens da Via Dutra, em Resende (RJ), na noite de quinta-feira (20). O animal foi visto por policiais rodoviários federais na altura do km 304, próximo ao Polo Industrial.
“Paramos no local para retirar um colchão de espuma que estava sobre a pista de rolamento. Quando estávamos voltando para a viatura, o colega chamou minha atenção e me mostrou a cobra, apontando a lanterna”, contou Carlos André Nogueira, inspetor da PRF.
Segundo a PRF, inicialmente, os agentes acreditavam que o animal estava morto por estar todo enrolado e retraído. No entanto, em uma observação mais atenta, eles perceberam que a cobra estava fazendo pequenos e lentos movimentos.
Como estava próximo do seu habitat natural, o filhote não precisou ser capturado e retornou para uma área de mata por conta própria.
Cobra falsa-coral é vista na Dutra, em Resende
Divulgação/PRF
Entrevistado pelo g1, o biólogo Izar Aximoff, do Rio de Janeiro, explicou que a falsa-coral (oxyrhopus clathratus) é uma espécie que costuma visitar áreas urbanas para se aquecer, portanto, sua presença é mais comum com a luz do dia.
“É importante lembrar a população para ficar atenta quando tiver caminhando pelas estradas. Reconhecendo o animal, não tentar mexer com eles e entrar em contato com algum órgão responsável para recolher o animal”, orientou Izar.
O biólogo disse também que a cobra falsa-coral contém veneno, mas que suas presas ficam na parte de trás da boca, dificultando a picada. A espécie é reconhecida por ser tranquila, mas pode atacar quando se sentir ameaçada, principalmente quando humanos a pegam sem o cuidado necessário.
A cobra coral, por sua vez, provoca sérios riscos quando ataca humanos. O efeito do veneno bloqueia o sistema neuromuscular e causa insuficiência respiratória, além de deixar a visão turva, dificultar a deglutição e provocar vômitos.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Fonte: G1