Jaguar confirma um poderoso novo ‘GT de quatro portas’

Já faz um tempo desde a última vez que ouvimos falar de um novo Jaguar, mas finalmente temos algumas notícias sobre o que está por vir da marca de luxo britânica. Um novo sedã elétrico, ao qual a Jaguar se refere como um “GT de quatro portas”, será lançado ainda este ano antes do início das entregas em 2025. A empresa divulgou uma imagem teaser e algumas especificações preliminares, que incluem detalhes sobre sua nova plataforma, sua potência de saída e suas estimativas de alcance.

Não podemos ver muito no teaser, mas a visão parece ser das traseiras largas do carro, e a linha do teto parece inclinada. Estamos pensando que este Jaguar pode ser um concorrente do sedã Porsche Taycan, que seria um pivô do sedã elétrico XJ de luxo em tamanho real planejado anteriormente pela marca britânica que foi descartado alguns anos atrás.

Especificações para novo Jaguar 2025:

Jaguar confirma um poderoso novo 'GT de quatro portas'

Veja mais: O novo Honda Civic Type R 2023 quebra outro recorde de Nürburgring

O desempenho terá que ser rápido se o Jag quiser acompanhar o Taycan, e a empresa afirma que este modelo será mais poderoso do que qualquer outro Jaguar de todos os tempos. Com os Jags mais potentes de hoje oferecendo 575 hp (428kW) de um motor a gasolina V-8 superalimentado, esperamos que o novo modelo EV tenha pelo menos 600 cavalos de potência. Sua nova plataforma é chamada de JEA, e isso provavelmente servirá de base para outros dois modelos da Jaguar que serão lançados depois do GT. A reivindicação de alcance inicial de 700 km, que sem dúvida está no ciclo WLTP, pode se traduzir em algum lugar no território de alcance da EPA de 500 km se o Jaguar EV vier para nosso mercado.

A Jaguar alega “preços indicativos” de cerca de £ 100.000, o que significa R$ 628.656,43 nas taxas de câmbio atuais. Isso pode mudar quando a empresa começar a receber pedidos para este novo modelo em 2024, e as entregas não começarão até 2025. O GT será construído na fábrica Solihull da Jaguar Land Rover no Reino Unido e está programado para estrear ainda este ano.

Este novo modelo faz parte de um investimento de R$ 100 bi da Jaguar Land Rover em eletrificação nos próximos cinco anos. A empresa está transformando muitas de suas instalações de fabricação e também planeja lançar uma gama de SUVs de luxo de tamanho médio Land Rover e Range Rover em uma nova plataforma exclusivamente elétrica chamada Arquitetura Modular Elétrica (EMA).

Fonte: Portal R7