A Prefeitura de Maricá disponibilizou no Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, 60 quilos de nhoque de taioba. A verdura foi comprada de agricultores locais para produção de farinha de taioba, que é utilizada para enriquecer a massa. O nhoque de taioba foi feito pelo Empório I Piatti, que é um dos parceiros do Programa Bem Viver-Alimentar, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) em parceria com diversas secretarias municipais.
Para o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez, ouvir a população é fundamental para o projeto. “O trabalho do Bem-viver Alimentar é incentivar uma alimentação mais saudável, mas também utilizar os insumos da terra que têm grande oferta. Precisamos perceber como a população está recebendo esses alimentos para entender se estamos no caminho certo”, destacou.
O Empório I Piatti realiza testes também com espaguete e talharim enriquecidos com farinha de taioba, penne com farinha de guandu (base de aipim), talharim de aipim e milho, bolo de laranja com guandu (cupcake), bolo com farinha de banana verde e biscoitos de taioba e guandu. “Nossa missão é estimular a alimentação saudável para a população com a oferta dos alimentos nas escolas, hospitais e restaurante municipal”, disse a presidente do Empório I Piatti, Suzi Clementino.
Bem Viver-Alimentar
O objetivo do Programa Bem Viver Alimentar é financiar a produção de alimentos típicos da região, como jaca, guandu, banana, abóbora e aipim, além de um moderno sistema de produção de alimentos orgânicos. Com isso, os produtores poderão vender para a prefeitura e empresas parceiras, criando uma nova fonte complementar de renda. O programa já conta com três novas empresas inovadoras instaladas na cidade e 310 famílias cadastradas com interesse em produzir alimentos.