Com tecnologia de F1, Honda CRF 1100L Africa Twin DCT – com transmissão de dupla embreagem – agora é fabricada no Brasil – MinutoMotor

Com investimento pesado e ampliação da linha de produção e montagem, a cada cinco minutos é fabricada uma nova Honda CRF 1100L Africa Twin na planta da ‘marca da asa’ no Polo Industrial de Manaus (PIM). Detalhe, a versão DCT (transmissão de dupla embreagem) que, até então, era montada apenas Japão, agora também é fabricada no Brasil. MinutoMotor foi conferir tudo bem de perto!

Desde 2017 a Honda oferece a bigtrail ao motociclista brasileiro. Entre alguns erros estratégicos (preço) e muitos acertos para o seu lançamento, em 2022 a CRF 1100L Africa Twin passou por uma aprofunda renovação técnica. Uma das versões ganhou câmbio DCT – Dual Clutch Technology -, pelo qual as mudanças de marcha podem ocorrer automaticamente ou por intermédio de comando situado no punho esquerdo, sem necessidade do uso de alavanca de embreagem.

Para 2023, a CRF 1100L Africa Twin será oferecida em quatro versões que se diferenciam pela capacidade do reservatório de combustível e pelo tipo de câmbio, que pode ser convencional ou DCT, tecnologia exclusiva da Honda e que à partir desta geração, passará a ter a fabricação do câmbio DCT, antes feita exclusivamente no Japão, ocorrer na planta de Manaus (AM), confirmando assim o alto padrão tecnológico alcançado pela Moto Honda da Amazônia ao logo de quase cinco décadas.

Nas Africa Twin com câmbio DCT, a opção de mudança de marchas (D, S1, S2, S3 e MT) não altera os modos de pilotagem previamente selecionados. Quanto ao motor, o bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas e arrefecido a líquido permanece inalterado: tem 1.084 cm3 de capacidade, 99,3 cv a 7.500 rpm de potência e 10,5 kgm.f de torque máximo a 6.000 rpm.

A moto conta com boa dose de eletrônica como, por exemplo, farol duplo de LEDs, luzes diurnas de condução (DRL) com ajuste da intensidade de iluminação automática. O painel MID (Multi Information Display) colorido, sensível ao toque, tem tela TFT de 6,5 polegadas. Isso sem falar da ABS em curva, suspensão eletrônica e quatro modos de pilotagem. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. Versões com tecnologia DCT com preços à partir de R$ 88.100 (Frete não incluso). Confira no vídeo todos os detalhes desta operação e sobre a tecnologia DCT, que é usada até na Fórmula1.

Imagens Divulgação Honda

Fonte: Portal R7