A agência da Caixa Econômica Federal da Avenida Getúlio de Moura, no Centro de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi explodida por criminosos na madrugada desta quinta-feira. Em imagens divulgadas por moradores nas redes sociais, é possível observar que os dois primeiros andares da agência foram destruídos pelo impacto da explosão. Esta é a segunda vez em menos de um mês que o local é destruído.
Na ação, um ônibus foi atravessado na rua como uma barreira, para atrasar a aproximação de policiais. Agentes do 21º BPM (São João) foram acionados para verificar uma tentativa de roubo na região, mas, ao chegarem ao local, os criminosos já haviam fugido.
Segundo a Polícia Civil, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) passavam pelo local e se depararam com o grupo de criminosos que praticava o roubo à agência nesta madrugada. No momento, houve confronto com os assaltantes, que, segundo a polícia, mantinham reféns no banco.
Após o confronto, de acordo com informações da Polícia Civil, os agentes permaneceram no local até que a PM chegasse. Depois, seguiram em direção à operação para a qual estavam inicialmente escalados. Apesar de estar registrado na DRFA, o caso será remessado para a Polícia Federal, por se tratar de unidade bancária da Caixa Econômica.
Problema recorrente
No dia 9 de janeiro, a mesma unidade foi alvo de bandidos. Segundo o g1, na ocasião, agentes do 21º BPM (São João de Meriti) conseguiram impedir o roubo. A ação dos criminosos foi semelhante a desta madrugada, já que também tentaram fechar a rua com veículos e objetos. Eles também chegaram a trocar tiro com agentes.
No mesmo quarteirão, outra agência da Caixa Econômica também foi alvo de criminosos no ano passado. Desde então, permanece fechada. Na porta, um aviso orienta clientes a procurarem outra agência.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, durante todo o ano de 2022, a 64ª DP (São João de Meriti) foi a delegacia com maior número de registros com a tipificação “roubo a caixa eletrônico”. Foram, entre janeiro e dezembro, cinco casos registrados na unidade.
A cidade de São João de Meriti faz divisa com outros quatro municípios da Baixada Fluminense — Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Duque de Caxias. Ao lado de Belford Roxo, que teve quatro registros em 2022, o município se destaca no número de roubos a caixa eletrônico em comparação às outras cidades da região. Em Nilópolis, foram dois casos durante o ano. Duque de Caxias teve apenas um. Mesquita não teve nenhum registro.
Em nota, a Polícia Militar informou que, devido à recorrência de casos, a região tem policiamento bancário intensificado. Além disso, a corporação fala em “readequar” o policiamento para reforçar a segurança na região, localizar e prender os envolvidos no crime.
Ainda segundo a PM, a unidade local faz patrulhamento diuturno, “direcionando roteiros de policiamento e ações de abordagens em toda sua área de atuação, visando prevenir e coibir as movimentações criminosas, assim como todos os tipos de delitos”.
Fonte: Fonte: Jornal Extra