O motorista do carro perseguido por um cachorro em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, negou ser dono do animal, em depoimento à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) nesta quinta-feira. O caso viralizou nas redes sociais depois que um morador do bairro publicou um vídeo mostrando o cão correndo atrás do veículo na Estrada da Matriz, na noite da última terça-feira. A DPMA abriu um inquérito para investigar se houve abandono.
A polícia chegou até o motorista pela placa do veículo. Conforme o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Wellington Vieira, ainda não há confirmação do crime, uma vez que as imagens mostram o animal já correndo atrás do carro e não a cena do cachorro sendo deixado no local. Também não foi confirmado se o homem é de fato dono do cão.
— A gente ainda não tem confirmação que houve abandono e nem de que ele é o tutor do cachorro. Nas imagens a gente não vê a cena completa. Em depoimento, ele negou que (o cão) era dele, disse que o cão vivia nas redondezas de onde ele mora e que não parou o carro porque não viu o cachorro correndo atrás. A versão dele é factível, mas a polícia não pode dizer que é verdadeira. Ainda estamos investigando — informou o delegado.
Na ocasião, também foi feito o teste de afetividade para averiguar como o cão reagia à presença do dono do veículo que aparece nas imagens.
— Pelo teste, o cão foi dócil com o dono do carro. Agora vamos apurar nas redondezas e tentar informações de vizinhos sobre o cão e sobre essa pessoa que nega ser tutor — acrescenta o delegado.
Até agora, a delegacia ouviu duas pessoas: o motorista e uma pessoa que fez o resgate. O cachorro está sob cuidados do vereador Luiz Ramos Filho (PNM), presidente da Comissão de Defesa Animal da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O cachorro será encaminhado para uma ONG, cujo representante também irá prestar depoimento e preencher uma ficha para monitorar a qualidade de vida do animal.
— Vou levá-lo a um lar temporário, onde será castrado, cuidado, vacinado e faremos uma campanha de adoção — conta o vereador.
Em uma moto, um casal que mora em Pedra de Guaratiba filmou o momento em que o cão corria atrás do carro. Beatriz Casini, moradora da região que estava perto na hora, relatou ter visto o cachorro bastante estressado na rua.
— Levamos horas para conseguir acalmá-lo. Corria de um lado para o outro. Aos pouquinhos fui me aproximando, dei ração e o levamos para um local seguro, porque poderia acabar atropelado — conta Beatriz.
Fonte: Fonte: Jornal Extra