Chorozinho – CE, hoje, 29 de novembro de 2022, por Iara Costa – Você conhece o pé de pitanga? Essa árvore frutífera, natural da Mata Atlântica, pode ser cultivada tanto em jardins, como em vasos.
Continua depois da publicidade
Afinal, é uma árvore acostumada a crescer debaixo de sombra. Quer saber como plantar a pitangueira aí na sua casa? Então, não perca tempo e confira já esta matéria, que preparamos especialmente para você!
Qual a melhor época para plantar um pé de pitanga?
A pitangueira é uma árvore nativa da Mata Atlântica e, além de adaptar-se facilmente a diferentes tipos de solos, esta planta propaga-se com bastante facilidade. Seu delicioso fruto, a pitanga, atrai abelhas e pássaros. A saber, o maior produtor dessa fruta é o estado de Pernambuco.
Continua depois da publicidade
O período do ano mais adequado para realizar o plantio da pitangueira, é do mês de maio ao finalzinho do inverno. Amante de climas temperados, essa árvore costuma frutificar 2 vezes no ano, entre os meses de agosto e primeiros dias de outubro.
Continua depois da publicidade

A pitangueira quando bem cuidada, começa a frutificar em até 3 anos após a plantação. Além disso, a melhor parte da história é que essa árvore, quando em situações favoráveis, chega a produzir 2 vezes ao ano. Isto é, de outubro a janeiro e de março a abril.
Como plantar
Plantar pitanga é muito fácil e você pode fazer o plantio durante todo o ano. Contudo, são nos meses chuvosos que se colhe melhores resultados. Para realizar o plantio você irá precisar de sementes retiradas da pitanga madura.
É importante limpar bem a semente, removendo toda a polpa. A terra para cultivo deve ser adubada com calcário, superfosfato e esterco de aves ou animais. Desse modo, faça covas na terra com 40 cm de profundidade e adicione a semente.
Em seguida, cubra as sementinhas e pronto! Agora, basta irrigar a futura árvore. Deve-se realizar essas regas 3 vezes na semana, após completar os 30 dias de plantio, realize uma nova adubação, okay?

Como plantar pitanga em vasos
Cultive a pitangueira também em vasos. Para isso você vai precisar de um vaso, de preferência grande. Dessa forma, com o vaso selecionado, dê início, colocando uma camada de drenagem no fundo do vaso. Logo após, coloque a manta de drenagem.
Feito isso, adicione o substrato de floricultura ou terra vegetal. Por fim, é só colocar a muda de pitanga no vaso, completar o vaso com terra vegetal, e finalizar adicionando composto orgânico, já que essa plantinha ama esse tipo de adubo.
Ademais, regue bem a muda para que o substrato fique úmido. Enfim, viu só como é fácil cultivar pitanga? Para mais conteúdos como este visite nosso site, pois sempre colocamos conteúdos novos para você!
[diario_mostrar_ads id=”PCFIMFOLHAGO” template=”normal” ]