Piracicaba, 27 de novembro de 2022, por Gabriela Nishioka – Você sabia que é possível extrair polvilho de araruta do jardim da sua casa? Fique conosco para aprender o passo a passo de como fazer polvilho com a sua planta.
Continua depois da publicidade
Primeiramente, saiba que a araruta é uma planta que tem o caule subterrâneo e a sua fécula é alimentícia. Dentre algumas das receitas possíveis com esse polvilho, está a tapioca e o pão de queijo, além de mingau e alguns doces. Veja a seguir como fazer polvilho de araruta.
Materiais necessários para fazer polvilho de araruta
Anote aí os itens que você precisa para extrair seu polvilho de araruta de sua planta:
Continua depois da publicidade
- liquidificador;
- pano de prato novo;
- água potável.
Saiba como fazer polvilho de araruta
Antes de mais nada, para a extração do polvilho da araruta, colha as féculas de sua planta, lave-as e, em seguida, acompanhe o passo a passo:
- Corte-as em pedaços pequenos para facilitar o processo, para não forçar muito o liquidificador;
- Assim que fizer isso, coloque-as no liquidificador e, juntamente, a mesma quantidade de água (exemplo: 1 copo de fécula para 1 copo de água), e, deixe bater por 1 minuto. Acrescente mais meio copo de água e bata por mais outro minuto inteiro;
- Logo em seguida, utilize um guardanapo de pano novo e limpo para coar essa mistura. Certifique-se de torcer direitinho para ter um rendimento melhor;
- Feito isso, guarde o líquido que escorreu pelo guardanapo dentro da geladeira e deixe, no mínimo, 4 horas para decantar. Nesse sentido, pode ser deixado de um dia para o outro sem problemas;
- Enfim, depois desse período, jogue fora a água da superfície, deixando somente a pasta de fécula de araruta que está no fundo do recipiente;
- Então, coloque esse recipiente com a pasta no sol e deixe até secar. Assim que estiver bom, irá rachar e isso significa que está pronto o seu polvilho. Esse processo leva aproximadamente dois dias, dependendo do sol da região onde você está.
- Finalize passando em uma peneira para ficar fininha e homogênea.
Curiosidades
Contudo, com a mesma fécula da araruta que você utilizou para fazer o polvilho, separe, também o que ficou dentro do pano. Essa massa depois de seca e coada é a farinha de araruta. Logo, você aproveitou essa planta ao máximo e extraiu dois tipos diferentes de ingrediente de uma só vez.
Portanto, se você gostou dessas dicas sobre como fazer polvilho de araruta, acompanhe o FolhaGo para mais informações como essa e até a próxima!
[diario_mostrar_ads id=”PCFIMFOLHAGO” template=”normal” ]