4 plantas proibidas para sala: confira as plantas que não devem ser cultivadas nesse ambiente


Chorozinho – CE, hoje, 23 de novembro de 2022, por Iara Costa – Você sabia que existem plantas proibidas? Pois é, existem algumas espécies que não devemos cultivar em casa, já que, estas possuem substância prejudicial à nossa saúde. 

Continua depois da publicidade

Portanto, para garantir a segurança de todos da casa, confira 4 plantas tóxicas que você não deve cultivar na sala. Nesse sentido, tomar estes cuidados é super importante para prevenir acidentes com crianças e pets.

Confira as 4 plantas proibidas para sala

Utiliza-se muito as plantas para decorar os ambientes internos, contudo, apesar de belas, nem todas as espécies são inofensivas. Isso porque, algumas plantas possuem substâncias tóxicas que podem causar sérios danos às pessoas e principalmente aos bichinhos de estimação. 

Continua depois da publicidade

A saber, muitos animais têm o hábito de ingerir plantas, muitas vezes para melhorar o funcionamento do intestino ou simplesmente para acabar o tédio. Por essa razão, é importante manter a sala e outros cômodos livres de plantas proibidas. Confira 4 delas.

Continua depois da publicidade

 4 plantas proibidas para sala: confira as plantas que não devem ser cultivadas nesse ambiente - Fonte: Canva
4 plantas proibidas para sala: confira as plantas que não devem ser cultivadas nesse ambiente – Fonte: Canva

1. Azaleia está entre as plantas proibidas

A primeira planta proibida da nossa lista é a azaleia, já que, essa planta belíssima, de flores delicadas, é tóxica. Seu nível de toxicidade varia do mais leve até o grave. Logo, é uma planta que não deve estar acessível na sala.

Alguns dos sintomas que podem ocorrer em quem a consome são: diarreia, vômitos, saliva intensa, arritmia cardíaca, falta de apetite, tremores e fraqueza. Além disso, a ingestão dessa planta pode causar também convulsões, cegueira e, em casos mais graves, coma.

2. Espirradeira

Conhecida por suas flores rústicas, a Espirradeira é outra plantinha da nossa lista. Antes de mais nada, essa plantinha que oferece flores de diferentes cores e é muito usada em ornamentação, possui várias partes tóxicas. 

A ingestão dessas partes pode causar diarreia, dispneia, vômitos, arritmia e paralisia. E não para por aí, visto que, a paralisia pode ter, como resultado, a morte do pet. O tempo que essas reações se manifestam é em até 24 horas.

3. Lírio 

O lírio é bastante utilizado para ornamentar os ambientes, e tem quem as prefira, devido às suas belas flores aromáticas. Todavia, não se engane, essa é uma planta proibida para a decoração da sua sala.

Vale destacar que, todas as espécies de lírio são tóxicas. Desse modo, os sintomas causados são: irritação na boca, nos olhos, na mucosa, agitação psicomotora, pela seca e avermelhada. Outros sintomas como alucinações, juntamente com problemas respiratórios podem ser observados.

4. Copo-de-leite

A planta Copo-de-leite possui a substância oxalato de cálcio. Esta substância é altamente tóxica e seus sintomas podem até mesmo levar à morte. A título de conhecimento, essa substância também está presente na planta Comigo-ninguém-pode. 

 4 plantas proibidas para sala: confira as plantas que não devem ser cultivadas nesse ambiente - Fonte: Canva
4 plantas proibidas para sala: confira as plantas que não devem ser cultivadas nesse ambiente – Fonte: Canva

Sua seiva causa as seguintes reações: vômitos, náuseas, irritação na mucosa, inflamações na boca e garganta. Junto a isso, pode-se sentir também edema no lábio, palato e língua. Quando em contato com os olhos causa lacrimejamento, edema e fotofobia. 

Ademais, chegamos ao término desta matéria. Agora, você já conhece 4 plantas proibidas, das quais você deve tomar cuidado ao usá-las para ornamentar o lar. Enfim, deixe um comentário me contando quais outras plantas tóxicas você conhece e confira os outros post aqui do nosso site.

[diario_mostrar_ads id=”PCFIMFOLHAGO” template=”normal” ]



Folha GO/Agro