Piracicaba, 20 de novembro de 2022, por Gabriela Nishioka – Você sabia que pode utilizar os restos de alguns alimentos para criar uma composteira caseira e, além do mais, usar o adubo para cuidar das plantas da sua casa? Confira a seguir algumas dicas de como fazer.
Continua depois da publicidade
A princípio, você precisa saber que existem diversas formas de se fazer uma composteira. Para esse modelo você vai precisar de alguns itens específicos e fáceis de encontrar. Estes podem ser adquiridos em floriculturas comuns.
Saiba como fazer uma composteira
Primeiramente, para ter sua própria fonte de adubos orgânicos em casa, certifique-se de jogar somente os alimentos bons para o preparo da compostagem. Ainda mais, porque alguns restos orgânicos podem ser prejudiciais para o solo.
Continua depois da publicidade
Além disso, existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar surpresas indesejadas como pragas e moscas.
Continua depois da publicidade
Como montar a composteira caseira
Antes de mais nada, você vai precisar de:
3 caixas de plástico do tamanho que desejar para o espaço pensado (elas ficarão uma em cima da outra);
terra suficiente para preencher os recipientes;
material orgânico seco: folhas ou serragem;
restos orgânicos;
minhocas.
Em primeiro lugar, preencha uma das caixas com os compostos secos, além de metade da quantidade da terra. Eles ficarão na caixa do topo e serão os responsáveis por prevenir o cheiro ruim da decomposição dos restos orgânicos.
Em seguida, deve ser feito o mesmo para o segundo recipiente – que é o chamado período de descanso da decomposição. Essa caixa e o topo se intercalam a cada 30-60 dias aproximadamente.
Então, a caixa de baixo fica vazia, pois é onde o líquido das caixas de cima irá cair. Fure as duas caixas de cima para facilitar a passagem do líquido e das minhocas.
Desse modo, ao fim de 60 dias, o material que resta é o humus e, se feito da forma correta, não fica com mau cheiro. Se aparecerem mosquinhas, é só tampar bem a caixa. Depois deste período, é só colocar o humus em seus outros vasos.
Ademais, o aparecimento de alguns insetos pequenos não é motivo de preocupação, já que eles ajudam na decomposição mais rápida dos alimentos. Não se preocupe.
Restos orgânicos bons para jogar na sua composteira
Embora a composteira seja uma excelente forma de descartar restos orgânicos, alguns alimentos não devem ser depositados nela. São eles: frutas cítricas, nozes pretas, carnes e trigo.
Enfim, esses alimentos podem danificar sua compostagem. Fique atento! Aproveite para visitar outras dicas em FolhaGo e até breve.
[diario_mostrar_ads id=”PCFIMFOLHAGO” template=”normal” ]