Os fungos que podem ajudar a controlar a infestação de carrapatos em bois, cavalos e capivaras

Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo produtos biológicos que não agridem o meio ambiente e que podem ser alternativas aos carrapaticidas. Os fungos que podem ajudar a controlar carrapatos em bois, cavalos e capivaras
Fungos que ajudam a controlar a infestação de carrapatos em bois, cavalos e capivaras. Uma alternativa biológica que não agride o meio ambiente e que pode substituir os carrapaticidas.
Esses microorganismos vêm sendo estudados por um grupo de biólogos e veterinários do Instituto Biológico e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
Um deles é o Purpureocillium lilacinum, que contamina e mata o carrapato-do-boi em todos os estágios, segundo verificou a fase laboratorial da pesquisa. Agora, o produto está sendo analisado no pasto.
Outra frente de estudo é o controle do carrapato-estrela, que ataca os cavalos e as capivaras. Neste, estão sendo utilizados dois fungos: o Purpureocillium lilacinum e o Metarhizium anisopliae.
As duas pesquisas ainda estão em andamento. No caso do controle do carrapato-do-boi, a eficácia chegou a 50%. Já no carrapato-estrela, foi a 70%.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
Vídeos mais assistidos do Globo Rural

Fonte: Portal G1