O governo federal aprovou a liberação do empréstimo consignado para os beneficiários do programa Auxílio Brasil. No total, todos os mais de 20 milhões de inscritos poderão contratar a modalidade descontada diretamente na folha de pagamentos.
Na prática, o empréstimo consignado funciona da seguinte forma: o beneficiário faz a contratação junto ao banco, onde, todos os meses, antes mesmo do inscrito do Auxílio Brasil receber, já haverá o desconto da parcela mensal do crédito.
Dessa maneira, como o desconto ocorre diretamente em folha, o risco de inadimplência é de praticamente zero, como consequência o consignado poderá ser contratado inclusive pelos beneficiários do Auxílio Brasil que estejam com nome sujo.
Consignado sai essa semana?
Apesar de já ter sido confirmado pelo governo, o consignado para inscritos do Auxílio Brasil ainda não foi disponibilizado.
O motivo para isto, segundo o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, está nos ajustes finais da operação junto aos bancos que vão fornecer o consignado para os beneficiários.
A expectativa é que o consignado possa ser disponibilizado a qualquer momento, inclusive esta semana, mesmo que ainda não tenhamos uma confirmação oficial.
“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do próximo mês (setembro) seja tudo regulamentado”, declarou Ronaldo Bento.
Vale lembrar que enquanto o crédito não é disponibilizado a pasta da Cidadania, trabalha para tentar um teto na cobrança da taxa de juros que será imposto pelos bancos na contratação do crédito consignado.
Fonte: Jornal Contábil