Secretaria de Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no estado

Criança de dois anos morreu no Hospital Ferreira Machado com suspeita de dengueA secretaria estadual de saúde (SES-RJ) confirmou a primeira morte por monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, no estado do Rio. O paciente, um homem de 33 anos, estava internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes. De acordo com a secretaria de saúde do município, na região norte do estado, ele apresentava baixa imunidade e comorbidades que agravaram o quadro. O paciente apresentou complicações e teve que ser transferido para uma UTI há dez dias. O óbito aconteceu na manhã desta segunda-feira (29.08).

As autoridades de saúde de Campos informaram ainda que estão monitorando pessoas que tiveram contato com o paciente. De acordo com a SES-RJ, foram registrados 611 casos da doença no estado até a segunda-feira (29). Outros 474 casos suspeitos seguem em análise.

Desde a semana passada, o governo do estado vem abrindo postos de coleta de amostras para testagem de casos suspeitos da doença, que são aqueles em que os pacientes, de qualquer idade, apresentam início súbito de lesão em mucosas e erupção cutânea aguda, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo. Outro sintoma que pode ser observado é o aparecimento de edemas nos órgão genitais.

A SES-RJ esclarece ainda que , embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.

Fonte: Portal G1