Comidas deliciosas, música, brincadeira, aprendizado, bebidas para todos os paladares e paisagem encantadora. Misture tudo isso e está pronta a receita que fez o Rio Gastronomia bater recorde de público e de vendas, superando as expectativas dos organizadores e das mais de 20 marcas envolvidas nesse grande sucesso que já entrou para o calendário carioca.
O festival chegou à sua 12ª edição e foi realizado de 11 a 14 e 18 a 21 de agosto, no Jockey Club Brasileiro. Durante oito dias, o maior evento de gastronomia do país recebeu 70 mil pessoas e movimentou mais de R$ 15 milhões em empregos, serviços e vendas no setor de gastronomia.
ESTRELAS DA CULINÁRIA
O público pôde escolher entre 110 comidinhas inesquecíveis servidas em 35 quiosques de alguns dos melhores restaurantes do Rio e de outras cidades. Também teve a chance de assistir às aulas de mais de 80 chefs e outros profissionais e ver de perto estrelas da culinária como Roberta Sudbrack, Claude Troisgros e Kátia Barbosa.
De São Paulo, veio Janaína Rueda, com a experiência de sua A Casa do Porco, eleita o sétimo melhor restaurante do mundo. Ela montou um quiosque da lanchonete Hot Pork e ofereceu delícias como os cachorros-quentes artesanais e pururucas com especiarias.
BOLO DE CHOCOLATE CAMPEÃO
Pelo quarto ano seguido, o Irajá, restaurante do premiado chef Pedro de Artagão, foi o campeão de vendas, com mais de 16 mil comidinhas. Mais uma vez a grande estrela do quiosque foi o bolo de chocolate, com mais de unidades vendidas. O arroz de bacalhau é outro sucesso. Artagão participou de 11 das 12 edições do Rio Gastronomia:
— Ao longo desses anos, o evento tem evoluído muito, e a gente tem o maior prazer em participar. Além de toda a festa, e de rever os colegas, uma das maiores vantagens é a aproximação dos restaurantes com o público. Já conheci pessoas que não frequentam os restaurantes no dia a dia e esperam o ano todo para comer a nossa comida no Rio Gastronomia!
Como em toda boa festa, não faltaram música e dança, com shows de Elba Ramalho, Frejat e Samba de Santa Clara, entre outros. E a maior atração, literalmente, foi a roda-gigante da Loft, que oferecia uma vista deslumbrante da cidade e recebeu mais de nove mil pessoas. Para as crianças, teve bailinho, brinquedos, oficinas de arte e outras atrações no Espaço Animasom.
LEGADO PARA A CIDADE
— Este ano o Rio Gastronomia atingiu o seu maior patamar, com uma seleção de restaurantes impecável e diversão para toda a família. Os shows encerraram os dias com chave de ouro. O festival faz parte do calendário de eventos da cidade; o apoio que recebemos da prefeitura e do governo do estado comprova isso, além das mais de 20 marcas que nos ajudam a construir esta história. O legado do RG é inegável diante do público presente, dos valores transacionados, dos novos negócios gerados e dos empregos criados — afirma Leonardo André, diretor de Projetos Especiais da Editora Globo.
O Sistema Fecomércio RJ renovou a parceria com o festival, levando para o público experiências sensoriais e gastronômicas do Senac RJ, realizando oficinas de aproveitamento integral dos alimentos do Mesa Brasil Sesc RJ e demonstrando as iniciativas de sustentabilidade do Ifes, além de promover os atrativos turísticos do estado com a campanha ‘O Rio continua lindo…e perto’.
— O evento é um espaço privilegiado para que o público conheça a atuação das nossas entidades para o setor do comércio de bens, serviços e turismo, com benefícios para todo o Rio de Janeiro — diz Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.
Patricia Audi, vice-presidente do Santander Brasil, destaca que a parceria com o do Rio Gastronomia desde 2015.
— Ficamos muito felizes em fazer parte dessa história. Muito mais que um festival gastronômico, o evento já se consolidou no calendário carioca como um momento mágico de celebração da cultura brasileira, com convidados musicais de peso e atrações para todas as idades. Todos os anos aprendemos um pouco mais sobre a riqueza da gastronomia do nosso País e vemos de perto o quanto essa cadeia produtiva gera riqueza, do campo ao prato — afirma.
FÓRMULA DO SUCESSO
CEO da Invest.Rio, a agência de atração e promoção de investimentos da Prefeitura do Rio, Rodrigo Stallone destaca que o festival desperta no carioca a vontade de expandir suas opções para comer bem.
— Quando você soma uma cidade maravilhosa, um evento bem planejado, com infraestrutura de altíssimo nível, os melhores restaurantes da cidade e os melhores artistas, é a fórmula do sucesso. No Rio Gastronomia, você pode experimentar um pouco de cada sabor e depois vai querer explorar mais. É uma descoberta que expande o paladar e a geografia da cidade. O festival está na agenda e no coração dos cariocas — diz Stallone.
VITRINE PARA NOVOS NEGÓCIOS
Fernanda Schuenck, proprietária da Doçuras da Suely, foi a produtora que mais vendeu nesta 12ª edição do Rio Gastronomia:
— O evento se torna uma vitrine para os nossos produtos. Estão todos de parabéns. Foi uma alegria, um carinho do início ao fim! A nossa parte da Feira do Produtor estava logo na passagem do público, e isso nos favoreceu imensamente, foi muito bom.
O Rio Gastronomia é realizado pelo jornal O GLOBO, com apresentação de Sesc RJ e Senac RJ, cidade-anfitriã Invest.Rio | Prefeitura RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Stella Artois, Naturgy, Loft, Tanqueray, Johnnie Walker e Smirnoff, apoio de Aspen Pharma, Hortifruti, Tônica Antarctica, Pepsi, Água Pouso Alto e Chandon, participação de Azeite Andorinha, Barrinhas Vinhos, Café Dolce Gusto, Getnet, Limppano, parceria de inovação da Rio Innovation Week, Hotel Oficial Fairmont Rio e parceria da Casa Maranguape e do SindRio.
Veja alguns números do evento
31 mil metros quadrados de área ao ar livre
Mais de 35 estabelecimentos gastronômicos
110 comidinhas no cardápio
Mais de 80 aulas para 3,5 mil pessoas
Mais de 700 crianças na área kids
9 mil pessoas na roda gigante
Mais de 1,5 mil empregos diretos gerados
Consumo:
80 mil cervejas/chopes
12 mil garrafas de vinho
2 mil espumantes
25 mil águas
8,3 mil drinques
16 mil refrigerantes
Fonte: Portal G1