O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), aparece à frente nas intenções de voto para as
eleições de outubro, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (23) pela Real Time Big Data. Castro ampliou a distância sobre o candidato do PSB, Marcelo Freixo, em relação à pesquisa anterior. Agora, o governador tem dez pontos percentuais de vantagem.
A pesquisa da Real Time Big Data foi feita para a Record TV. Foram ouvidos 2.000 eleitores de todo o Rio de Janeiro entre o sábado (20) e a segunda-feira (22). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número RJ-06275/2022.
No cenário estimulado, em que o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados, Castro tem 32% das intenções de voto, enquanto Freixo tem 22%. Há um mês, Castro tinha uma vantagem de seis pontos percentuais. O governador aparecia com 30%, e Freixo, com 24%, o que configurava um empate técnico no limite da margem de erro. Veja os números da pesquisa publicada nesta terça:
Cláudio Castro (PL): 32%
Marcelo Freixo (PSB): 22%
Rodrigo Neves (PDT): 8%
Wilson Witzel (PMB) e Paulo Ganime (Novo): 3%
Cyro Garcia (PSTU): 2%
Eduardo Serra (PCB), Luiz Eugênio (PCO) e Juliete (UP): 0%
Branco/nulo: 13%
Não sabe/não respondeu: 16%
No levantamento espontâneo, sem a apresentação de uma relação de candidatos, Castro e Freixo estão tecnicamente empatados, mas o atual governador lidera. Veja:
Cláudio Castro (PL): 16%
Marcelo Freixo (PSB): 11%
Rodrigo Neves (PDT): 2%
Anthony Garotinho (União Brasil): 2%
Outros: 1%
Branco/nulo: 17%
Não sabe/não respondeu: 51%
Segundo turno
A Real Time Big Data projetou três cenários de segundo turno. No primeiro, entre Castro e Freixo, o atual governador tem 43%, e o candidato do PSB, 32%. Votariam branco ou nulo 18% dos entrevistados, enquanto 7% não sabem ou não responderam.
Na segunda projeção, entre Castro e Neves, o governador aparece com 45% das intenções de voto ante 28% do político do PDT. Brancos ou nulos são 20%, e 7% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
No único cenário apresentado sem Castro, quem aparece em primeiro é Freixo. Ele tem 34% dos votos, e Neves, 32%. Brancos ou nulos são 23%, e 11% das pessoas ouvidas não sabem ou não responderam.
Fonte: Portal R7