Rodrigo Neves (PDT)
Nesta quinta-feira (18), o candidato a governador do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, esteve em Duque de Caxias pela manhã. Enquanto caminhava pela Praça do Pacificador e no tradicional calçadão da cidade, o petista discursou sobre saneamento básico, renda para os moradores da baixa e o compromisso de priorizar a geração de empregos.
“Minha prioridade como governador vai ser criar frentes de trabalho, emprego e renda para recuperar a estrutura das escolas, das unidades de Saúde, que estão muito precárias na Baixada Fluminense, para levar água e esgoto tratado para todos os bairros da Baixada e também de São Gonçalo, o interior e a Zona Oeste do Rio”, afirmou.
O candidato também falou à população sobre os projetos que vai implantar na região como governador e apresentou a ideia de criar um programa de renda básica para as famílias mais pobres do estado. Estavam presentes no local o candidato a vice-governador, Felipe Santa Cruz; o ex-prefeito caxiense Zito; e o candidato a senador pelo PDT, Cabo Daciolo – entre outros candidatos da sua coligação.
“Meu compromisso como governador é não deixar ninguém passar fome em todas as 92 cidades do estado. Por isso, vamos criar um programa de renda básica e garantir um auxílio de R $500 para todas as famílias que vivem em extrema pobreza, especialmente na Baixada Fluminense, do mesmo modo que eu fiz quando fui prefeito de Niterói”, ressaltou Rodrigo Neves.
Marcelo Freixo (PSB)
O candidato Marcelo Freixo visitou, na manhã desta quinta-feira (18), o CIEP 022, no bairro de Nossa Senhora das Graças, em Nova Iguaçu. O colégio está fechado. Aos pais de estudantes da região, Freixo falou da negligência do governo do Estado com a educação, e propôs soluções para melhorar a qualidade das escolas públicas. Em seguida, caminhou pelo calçadão da cidade com apoiadores.
“O fechamento do Ciep é o retrato da negligência do governo do Estado com a Educação. No meu governo, nós vamos recuperar o tempo perdido pelos estudantes, que ficaram dois anos fora da sala de aula e não puderam aprender direito. Vamos contratar explicadores para dar aulas de reforço para os alunos das escolas públicas. Esses explicadores serão estudantes universitários que estão se preparando para ser professor.”, afirmou Freixo.
Ainda completou dizendo: “Além disso, vamos ampliar o ensino integral. Nossas crianças e jovens vão passar o dia na escola e terão três refeições diárias. Meu governo vai criar a corrente de educação integral, para cuidar da primeira infância até o primeiro emprego dos nossos jovens para que eles entrem no mercado de trabalho”.
Estiveram no evento os candidatos a deputado federal Lindberg Farias (PT), Jandira Feghali (PCdoB) e Juliana Drumond (PSOL). Também os candidatos a deputados estadual Tiago Prata, Wesley Teixeira, Ferreirinha, do PSB, Dr. Marcos Paulo (PSOL) e Berriel (PT).
Cláudio Castro (PL)
O governador Cláudio Castro, candidato à reeleição ao Governo do Estado, esteve em uma base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nesta quinta-feira (18). O local fica em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A unidade foi inaugurada em julho e já realizou mais de 100 atendimentos. É uma das 16 bases criadas pela gestão de Cláudio Castro. Na ocasião, Castro também vistoriou as obras da UPA.
“A nossa gestão vem investindo muito em saúde, que segue como uma prioridade do meu governo, seja reequipando, reformando ou construindo novas unidades. Uma das ações mais importantes que estamos fazendo é descentralizar serviços, como o do Samu, que precisa chegar o mais rápido possível para atender a população durante emergências. Ao todo, o Rio de Janeiro tem 44 bases do Samu em todo o estado, e o serviço realizou mais de 310 mil atendimentos”, explicou o governador.
Wilson Witzel (PMB)
O ex-governador do estado, Witzel, que está concorrendo novamente ao cargo, discutiu sobre o projeto Rio de mãos dadas com empresários na manhã desta quinta-feira (18). Pela tarde, o candidato participou de uma sabatina com a imprensa.
Cyro Garcia (PSTU) e Eduardo Serra (PCB)
O candidato Cyro Garcia estava com a agenda marcada para esta quinta-feira (18). Pela manhã, ele iria apresentar sua candidatura no Largo da Carioca e, mais tarde, participaria do ato em frente à Câmara Legislativa do Rio de Janeiro, pedindo a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro. No entanto, seus compromissos tiveram que ser cancelados por questões pessoais. Já o candidato Eduardo Serra teve agenda interna hoje.
Fonte: O São Gonçalo