Na tentativa de afagar o candidato do Avante à presidência da República, André Janones, e garantir que ele desista da disputa para apoiar o ex-presidente Lula, o PT organizou para esta quinta-feira (4) um encontro entre ele e o vereador de São Paulo e ex-senador Eduardo Suplicy.
Suplicy que tem como bandeira política histórica um projeto que institui a renda mínima para a população brasileira. O tema foi absorvido por Janones em sua carreira política e campanha à Presidência da República.
O blog apurou que o encontro vai ocorrer na casa de Suplicy na manhã desta quinta. À tarde, Janones terá uma reunião com Lula em que vai apresentar propostas que considera essenciais que sejam absorvidas pelo programa de governo da chapa Lula-Alckmin.
Ana Flor: conversa entre os candidatos Lula (PT) e André Janones (Avante) incomoda 3ª via
Tanto os aliados de Lula quanto pessoas próximas de Janones dão como certo que ele irá desistir da candidatura para apoiar o petista, em troca de um aceno de que terá suas ideias incorporadas.
Há basicamente dois pontos essenciais que Janones já tem prontos para apresentar: renda mínima/Auxílio Brasil – valor permanente de R$ 600, montante dobrado para mães solteiras responsáveis pelo sustento da família; e a criação de uma secretaria especial para tratar da saúde mental.
O apoio de Janones e sua desistência fazem parte de um trabalho conduzido pelo próprio Lula para demover adversários de manterem as suas candidaturas à presidência e tentar vencer as eleições de outubro no primeiro turno.
Nesta quarta, o PROS anunciou a retirada da candidatura de Pablo Marçal e o apoio a Lula. Na semana passada, Luciano Bivar (União Brasil) anunciou sua desistência depois de longas conversas com Lula. O União Brasil, que tem o maior tempo de TV e recursos nesta eleição, depois da união entre DEM e PSL, anunciou outra candidatura, a da senadora Soraia Thronicke.
Lula também trabalha para enfraquecer a candidatura do MDB de Simone Tebet. Nos últimos dias, em viagem ao Nordeste, esteve lado a lado com candidatos do MDB nos estados, que querem também aproveitar o capital político de Lula no Nordeste.
VÍDEOS: notícias de política
Fonte: Portal G1