Você sabia que cada som emitido com o berrante tem uma função diferente na comitiva? Ele pode ser usado, por exemplo, para soltar um alerta de que é hora de partir ou para guiar a travessia da porteira. O berrante é responsabilidade do condutor.
Ninguém vê o José Leôncio, da novela Pantanal, fazer o seu próprio berrante, isso porque ele não é montado pelos peões.
Antes de embarcar em uma comitiva pelo Pantanal, para a série de reportagens exibida nos últimos três domingos, o Globo Rural foi conhecer os artesãos que produzem o instrumento usado por cantores famosos, como Victor e Leo, Eliane Camargo, Gino e Geno.
Geraldo Agrizzi trabalha no município de Venda Nova do Imigrante, na serra capixaba. Entre os seus berrantes, o mais barato pode ser comprado por R$ 2,5 mil.
Veja como o berrante é feito:
Primeiro, o artesão deve ir ao frigorífico, onde conseguirá os chifres.
O berrante é formado pela junção de chifres de alguns bois ou vacas. O encaixe acontece apenas com lados semelhantes, ou seja, o chifre do lado esquerdo, só dá certo com o lado esquerdo de outro animal, e o direito, com outro direito.
Depois de identificar as partes que se encaixam, é hora de serrar, lixar e aquecer.
Por fim, é importante fazer um exame meticuloso, pois para ter uma sonoridade harmônica, o chifre não pode ter um trincado sequer.
Saiba mais na reportagem no vídeo acima.
Veja como foi a viagem do Globo Rural em comitiva pelo Pantanal:
Vídeos mais assistidos do Globo Rural
Fonte: Portal G1