Terminam nesta quarta-feira (3) as inscrições para 1.269 em 28 cidades da região de Campinas (SP) para quem deseja trabalhar como recenseador no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cadastro terminaria nesta segunda (1), mas foi prorrogado pelo órgão federal.
As oportunidades oferecidas são aquelas que não foram preenchidas no edital anterior do concurso para a pesquisa federal, que começou nesta segunda em todo o Brasil.
As vagas são para recenseadores temporários, e a remuneração mensal pode chegar a R$ 3.107,96, dependendo das horas trabalhadas por semana e das localidades visitadas nos municípios. O IBGE preparou uma calculadora online para fazer a simulação.
As inscrições são gratuitas. Os candidatos precisam levar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital, preenchido e assinado até um dos postos do IBGE listados no quadro de vagas.
Do total, há 62 oportunidades para pessoas com deficiência (PCDs). A cidade com maior número é Campinas, 604 vagas, divididas entre as regiões Nordeste, Noroeste, Sudeste e Ouro Verde. Somente Hortolândia, Monte Mor e Espírito Santo do Pinhal não possuem vagas neste edital.
Os recenseadores são responsáveis por entrevistar moradores para a coleta de dados sobre a população. A previsão de duração do contrato é de até três meses, com possibilidade de prorrogação. A participação integral no treinamento é obrigatória.
Cargo para nível fundamental
Confira abaixo os pré-requisitos para os interessados em trabalhar como recenseador:
- Ter ao menos ensino fundamental completo.
- Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta.
- Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico.
- Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores.
- Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas.
- Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Fonte: Portal G1