Glocal ocupa Marina da Glória com arte, workshops e oficinas

O primeiro fim de semana da Glocal Experience foi pura inspiração para quem quer tirar o plano de um futuro melhor do papel e já colocar a mão na massa. Com instalações, oficinas e workshops, o evento, que vai até o dia 17 de julho, na Marina da Glória, decifra os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU de forma interativa, com atividades para todas as idades.

A Glocal Experience é uma iniciativa da Dream Factory, com a correalização da Editora Globo e os parceiros oficiais de mídia Extra, O GLOBO, Valor Econômico e CBN.

Glocal Experience: Palco para soluções cheias de inovação

Um dos painéis do evento sendo produzido
Um dos painéis do evento sendo produzido Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Domingo, oficinas de pintura com tintas naturais e de cacarecos e experimentos musicais com tubos de PVC e latões animaram a garotada que, desde cedo, já está interessada em cuidar melhor do planeta.

O futuro já começou: Expo da Glocal Experience traz arte e tecnologia para repensar o futuro

Durante a semana, a Arena de Diálogos vai promover encontros de empreendedores alinhados com os objetivos da Agenda 2030 e que já estão transformando na prática o futuro em presente.

Ilona Szabó: ‘Muitas outras vozes precisam ser ouvidas e ter espaço nas mesas de discussão e decisão’

A instalação Eggcident, do artista holandês Henk Hofstra, é um dos destaques do evento
A instalação Eggcident, do artista holandês Henk Hofstra, é um dos destaques do evento Foto: Julio Cesar Guimarães/Divulgação

Na quarta, começam as conferências com líderes globais e locais. A moderação da escuta social será feita pela organização internacional REOS Partners, que atua na solução de questões urgentes da sociedade e é comandada por Adam Kahane, conhecido por ajudar na transição democrática na África do Sul pós-apartheid.

O acesso ao evento é gratuito. Só é preciso fazer um cadastro no site da Glocal ou na entrada da Glocal Experience. A Conferência do evento vai até sábado, com debates focados na Agenda da ONU.

Instalação usa lixo recolhido do oceano para construir uma onda
Instalação usa lixo recolhido do oceano para construir uma onda Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Veja a programação

Expo

Até 17 de julho, das 9h às 18h:

Um espaço aberto, com diversas áreas integradas e atrações interativas, misturando conhecimento, cultura, reflexão e diálogos.

Agenda de diálogos

Dia 11

15h: Música, potência da periferia: com MCs Marechal e Santi; mediação: Diana Bouth.

Dia 12

15h : Água, futuro líquido: com Projeto Marulho e Letícia Nunes; mediação: Raull Santiago.

Dia 13

15h: Arte no Combate ao Racismo: com FAIM Festival e Karina Vieira; mediação: Douglas Silva.

Dia 14

15h: Outras Imagens da Cidade: com Rafaela Pinah e agência SILVA; mediação: MV Bill.

16h15: Nova geração na linha de frente do combate à crise climática: com Amanda Costa, Txai Suruí, Danilo Farias, João Henrique e Ana Lucia Azevedo.

Dia 15

15h: Clima e Sociedade: o grito das juventudes: com Marcelo Rocha e Isvilaine Conceição; mediação: Leandra Leal.

Dia 16

15h: A importância das mulheres no avanço das ODS: com Djamila Ribeiro e Carla Akotirene.

Dia 17

15h: Lideranças Femininas: com Sil Bahia, Pamela Carvalho e Kaê Guajajara.

16h15: ODS da ONU e por que precisamos falar sobre isso: com Denise Hills, Carlo Pereira e Raull Santiago; mediação: Regina Casé.

Outras atrações

Oficinas

Diariamente, temas de impacto na sociedade como “Envelhecimento Ativo/Fisioterapia Preventiva”; “Jardinagem comestível”; “Como cuidar do seu lixo”, “Customização de roupas”; “Oficina de cacarecos – construção de brinquedos”; “Cadernos criativos: reaproveitar papel, ressignificar a vida e se reinventar”

Infantil

Atividades de horta caseira, mosaico, tintas naturais, e Espaço Criança.

Cinema

Diariamente, em parceria com a Maria Farinha Filmes, será exibido um título diferente. Nos finais de semana, as projeções serão acompanhadas de debates sobre os temas apresentados. Entre os títulos estão: “Mesa para todos”, “A água que faltava”, “O som do rio”.

Shows

Ao longo do evento, programação cultural inclui shows, performances, batalhas de MC’s e batalhas de Slam.

Conferência

De 13 a 16 de julho, diariamente. Debates focados na Agenda 2030, com desdobramentos que serão mantidos no foco de discussões pelos próximos oito anos.

Fonte: Portal G1