Apesar do nome, o alho-poró tem mais gosto de cebola do que de alho. Esse ingrediente está presente em diversas receitas da culinária brasileira, despertando o interesse de muitas pessoas em cultivá-lo.
Veja também: Plante cebolinha em casa e nunca mais fique sem esse tempero
É uma espécie que prefere climas amenos, de 13°C a 24°C. No entanto, para usá-lo em uma receita, você deve saber cultivar alho-poró em vaso.
Afinal, como qualquer planta, precisa de alguns cuidados para crescer e se desenvolver de forma saudável. Então, hoje vamos apresentar o passo a passo de como plantar alho-poró.
Como realizar o plantio do alho-poró
Como mencionado, o alho-poró é uma planta que prefere climas amenos, com temperaturas entre 13°C e 24°C. Por isso, recomenda-se o plantio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, principalmente nos meses de fevereiro e julho.
Embora possa ser cultivada em climas quentes, requer um pouco mais de cuidado. Neste caso, lembre-se de mantê-la sempre úmida e plantar nas estações mais frias da região.
Assim como outras variedades vegetais, o alho-poró precisa de, pelo menos, 3 horas de luz solar direta por dia. Por outro lado, quando há mais exposição à luz solar, a frequência de rega precisa ser aumentada. Lembre-se que o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado.
Qualidade do solo
Para cultivar alho-poró, é essencial escolher um solo que drene bem e evite que as plantas fiquem encharcadas. Além disso, é necessário continuar fertilizando e mantendo o solo adubado.
Colheita do alho-poró
Verifique se os talos estão brancos, firmes e brilhantes. Caso estejam, isso indica que o vegetal está pronto para consumo. Além disso, as folhas da planta devem estar bem verdes. No entanto, no momento em que os bulbos ficam amarelos e macios, o alho-poró já passou do ponto de comer.
Agora que você já sabe as dicas essenciais para um cultivo de sucesso, que tal colocar em prática?
Fonte: Economia R7