A partir desta segunda-feira (4), motoristas poderão requerer a renovação da carteira de habilitação sem sair de casa. O serviço, lançado hoje pelo Detran.RJ, pode ser solicitado pelo Posto Digital, disponível no site do departamento (www.detran.rj.gov.br). Os usuários deverão apenas comparecer aos postos, sem necessidade de agendamento, para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais – e, depois, para pegar o documento.
Leia também: Habilitações vencidas durante a pandemia têm prazo extra para renovação
Se antes era necessário agendar para ser atendido para o serviço, agora o atendimento será por ordem de chegada. O usuário poderá escolher qualquer unidade do Detran para fazer a fotografia e a biometria. Pelo Posto Digital, ele receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, e vai indicar a unidade do Detran.RJ onde quer pegar sua nova CNH.
O objetivo da mudança é simplificar o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e facilitar o acesso da população ao serviço.
– Com a Renovação da Habilitação Simplificada, o Detran dá mais um passo para facilitar a vida dos cidadãos, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis – afirma o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
O serviço está valendo apenas aos usuários que optarem pela renovação simplificada da CNH, ou seja, sem alteração dos dados da carteira anterior, ou, no máximo, com inclusão de informação de atividade remunerada. Qualquer alteração além desta exigirá o agendamento prévio do serviço em um posto do Detran.RJ.
A renovação simplificada da CNH não é obrigatória. Quem preferir pode continuar realizando o agendamento prévio nos postos. Para a nova versão simplificada, a CNH anterior precisa ter sido emitida no estado do Rio de Janeiro e o domínio atual tem de ser do RJ. Os usuários com 65 anos ou mais têm a isenção do Duda.
Recentemente, o Detran.RJ também firmou convênio com cartórios do estado para os serviços de habilitação – como primeira e segunda vias da CNH, renovação da carteira de motorista, além de alteração de dados e de categoria. Nesta parceria, disponível em 27 cartórios até o momento, o usuário também não precisa realizar agendamento para ser atendido, bastando chegar ao cartório com os documentos necessários.
Como solicitar via Posto Digital
Lançado em setembro de 2021, o Posto Digital é um serviço que permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos. Para acessá-lo, o usuário precisa ter feito cadastro no portal gov.br, do governo federal.
No setor de Habilitação do Posto Digital – onde já era possível fazer consultas de dados sobre a validade, a categoria e o número de pontos na CNH – o usuário agora acessará a aba “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”. Para fazer o requerimento, é preciso que o Duda de renovação de habilitação já esteja pago. O usuário só vai precisar informar o número do Duda e confirmar, em várias etapas, os dados que constam de seu Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).
Para quem tem até 64 anos de idade, a aba da renovação simplificada estará disponível a qualquer momento, mesmo fora do prazo de renovação da carteira. Para os idosos a partir dos 65 anos, o botão só estará disponível quando faltarem 90 dias ou menos para o fim do prazo de renovação. Os usuários que dispõem da CNH com QR Code (emitidas a partir de maio de 2017) também terão acesso à imagem do documento.
Passo a passo
1 – Pagar o Duda de Renovação de CNH (Código 204-6), obtido no site do Bradesco;
2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran (www.detran.rj.gov.br), e clicar na aba ‘Habilitação’;
3 – Clicar na aba ‘Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar’;
4 – Preencher os dados exigidos e confirmar, em várias etapas, as informações apresentadas pelo sistema, incluindo dados biográficos e endereço de residência;
5 – Indicar o posto do Detran.RJ onde deseja pegar o documento e aceitar as condições do serviço digital;
6 – Na aba ‘Documentos Digitais’, imprimir os dois formulários: ‘Renach’ e ‘Endereço de Clínica Médica’. O Renach deverá ser levado ao posto para a foto e a coleta das impressões digitais. Já o Endereço da Clínica, para a realização de exame médico/psicológico;
7 – Comparecer a um posto do Detran de sua escolha, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento, para cadastrar a biometria e fazer a foto;
8 – Fazer o exame de aptidão física e mental na clínica credenciada ao Detran.RJ indicada no formulário;
9 – Buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.
Fonte: Portal G1