Gatos são animais muito asseados. Aprendem com facilidade a realizar suas necessidades na caixa de areia. Quando urinam ou defecam fora dela, pode ser sinal estresse, ansiedade, tédio – ou de que você precisa limpar a caixa.
O problema é que a urina do gato tem um odor muito forte. Ela é bastante concentrada e contém bactérias que liberam um cheiro de amônia. É um recurso natural que o animal desenvolveu para marcar território.
E é por causa da amônia que você deveria usar um produto especial para limpar a sujeira: um detergente enzimático.
Produtos de limpeza tradicionais já contêm amônia na composição, então nem sempre serão eficientes em eliminar o odor. Especialmente se o gatinho fez xixi no sofá, na cama ou em outras superfícies absorventes, o cheiro pode permanecer por muito tempo.
Além disso, o odor da amônia pode estimular o bicho a voltar a urinar naquele ponto.
O detergente (ou limpador) enzimático é diferente. Ele contém enzimas, que são moléculas orgânicas facilitadoras de reações químicas. Nesse caso, a reação é “quebrar” outras moléculas presentes em restos de materiais orgânicos, como a urina.
O detergente enzimático é muito utilizado em consultórios de dentistas e veterinários, por higienizar superfícies e instrumentos com mais eficiência, eliminando restos de sangue, saliva ou muco.
Versões específicas para limpeza de urina de gato (ou cachorro) podem ser encontradas em lojas de produtos para animais de estimação. A embalagem costuma especificar que a presença de substâncias enzimáticas.
Outras dicas
Se possível, limpe a superfície o mais rápido possível, antes que o xixi comece a se decompor
Não esfregue. O ideal é, primeiro, utilizar papel-toalha ou pano de microfibra para absorver o máximo de urina
Muitas vezes, o gato pode ter urinado em diferentes pontos do sofá ou da cama. Se você tiver luz negra em casa, ela pode ajudar a identificar as manchas
Utilize o limpador enzimático conforme as instruções da embalagem
Cuidado com soluções caseiras, como bicarbonato ou vinagre. Elas podem ajudar, mas alguns gatos são alérgicos.
*Com informações de CNET, PetMD e Wikihow